A gordura tem mais do que o dobro de calorias por grama que proteínas ou carboidratos, então uma maneira de reduzir as calorias é limitar a quantidade de gordura que você consome. Embora a redução do consumo de gordura possa ser uma boa estratégia, é possível obter pouca gordura. Alguns tipos de gorduras são essenciais, por isso é melhor limitar a gordura saturada insalubre enquanto ainda obtém quantidades suficientes de gorduras insaturadas mais saudáveis.
Recomendado ingestão de gordura
Os adultos devem obter entre 20 e 35 por cento das calorias de gordura, 10 e 35 por cento das calorias de proteína, e 45 a 65 por cento das calorias de carboidratos. As gorduras insaturadas ômega-6 essenciais, que vêm de nozes e sementes, bem como muitos óleos vegetais, devem incluir entre 5 e 10 por cento de suas calorias, e as gorduras essenciais ômega-3 encontradas em peixes gordurosos e sementes de linhaça, devem fazer entre 0,6 e 1,2 por cento das suas calorias. Em uma dieta de 2.000 calorias, isso significa 11 a 22 gramas de ácidos graxos ômega-6 e 1,3 a 2,6 gramas de ômega-3. O resto da gordura que você consome pode ser uma mistura das gorduras monoinsaturadas saudáveis, encontradas no azeite de oliva, nozes e abacates, e as gorduras saturadas de carne, aves e laticínios, mas preferencialmente principalmente gorduras monoinsaturadas. Deficiências Algumas vitaminas só podem ser absorvidas na presença de gordura, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Se você não obtiver gordura suficiente em sua dieta, poderá desenvolver deficiências dessas vitaminas essenciais. Uma deficiência de vitamina A pode causar pele áspera e cegueira noturna e tornar mais difícil para o seu corpo combater infecções. A deficiência de vitamina D pode causar ossos e músculos fracos e aumentar o risco de pressão alta, câncer e doenças infecciosas. Se você não ingerir quantidade suficiente de vitamina K, seu sangue pode não coagular adequadamente. As deficiências de vitamina E são raras, mas podem causar problemas de visão, movimentos oculares anormais, músculos fracos, perda de massa muscular, andar instável e problemas renais e hepáticos. Deficiência de ácido graxo essencial
Deficiência de ácidos graxos essenciais pode fazer com que sua pele fique seca e escamosa, prejudicando a cicatrização e tornando-a mais propensa a desenvolver infecções. Se nenhuma gordura ômega-3 ou ômega-6 for consumida, essa condição pode se desenvolver em apenas uma semana. Mesmo que gorduras ômega-6 suficientes sejam ingeridas, gorduras ômega-3 inadequadas podem causar sintomas de deficiência, como dificuldades de memória e aprendizado. A boa notícia é que a maioria das pessoas consome gordura suficiente para evitar uma deficiência.
Outros problemas em potencial causados por gordura insuficiente
Uma dieta com baixo teor de gordura também pode causar vários outros sintomas, como anemia, perda dos períodos menstruais, diminuição da função da tiróide, perda óssea, baixos níveis de energia, infecções das gengivas e outros problemas de saúde bucal e infertilidade. Se você engordar menos de 20% das suas calorias, é mais provável que você fique com fome mais cedo depois de comer, pois a gordura diminui o esvaziamento do estômago para que você se sinta mais completo. Obter menos de 25% de suas calorias a partir de gordura pode até tornar a compulsão alimentar mais provável, de acordo com a nutricionista Joanne Larsen. Se a sua dieta com muito pouca gordura também consistir em menos de 1.200 calorias por dia, isso pode retardar o seu metabolismo, o que torna mais provável que você recupere qualquer peso que você perca na forma de gordura quando começar a comer mais regularmente. dieta.
, , ] ]