A comida italiana está repleta de benefícios saudáveis. A cozinha apresenta uma abundância de alimentos vegetais e azeite minimamente processados, juntamente com quantidades baixas a moderadas de vinho, doces, laticínios, ovos e carne vermelha. De acordo com um estudo em "Intervenções Clínicas no Envelhecimento" em março de 2008, a cozinha mediterrânea fornece certos nutrientes que ajudam a reduzir os riscos associados a algumas doenças crônicas.
Controle de Peso
Uma variedade de frutas e vegetais frescos um papel importante na cozinha tradicional italiana. Muitos alimentos incluídos em pratos italianos, como tomates, espinafre, verduras, frutas cítricas, cebola e alho, são baixos em calorias e gordura, mas ricos em valor nutritivo. Eles são embalados com nutrientes como a vitamina A, que ajuda a promover a visão saudável e ferro, que ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo e é essencial para reações químicas. Esses alimentos, juntamente com um programa de controle de porções, podem ajudá-lo não apenas a manter um peso saudável, mas também ajudar na perda de peso. Benefícios da Fibra
A fibra dietética é abundante na culinária italiana tradicional e oferece importantes benefícios para a saúde, especialmente o sistema digestivo. Fibra, uma forma de carboidrato encontrada em alimentos vegetais, é indigesta em humanos. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, a manter os níveis estáveis de açúcar no sangue e a prevenir a obstipação. Inclua alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, grãos, legumes e nozes, em sua dieta - como fazem os italianos - para garantir os benefícios dos alimentos ricos em fibras.
Heart Health
Alimentos como azeite e frutos do mar - grampos da culinária italiana - são excelentes fontes de gorduras saudáveis. Azeite e peixe fresco, como salmão, atum e sardinha, contêm ácidos graxos ômega-3 e gorduras insaturadas, que promovem a saúde do coração. Os ácidos graxos ômega-3 estão ligados à prevenção de doenças cardíacas coronárias, diminuição dos triglicerídeos no sangue e redução da pressão alta. Além disso, aquele copo de vinho tinto, que geralmente acompanha uma refeição italiana, pode ser bom para o coração. Em um estudo publicado em "Drogas sob pesquisa experimental e clínica" em 1999 descobriu que o consumo de vinho, especialmente vinho tinto, reduz a incidência de mortalidade e morbidade por doença cardíaca coronária.
Potencial antioxidante
Potentes antioxidantes , incluindo vitaminas A, C e E, bem como licopeno, luteína, beta-caroteno e selênio, são abundantes em alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e nozes, que compõem uma grande parte da dieta italiana. Comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a proteger seu corpo dos radicais livres, que são moléculas instáveis que causam danos às células, ajudando a reduzir o risco de câncer. Por exemplo, um estudo publicado em "Experimental Biology and Medicine" em novembro de 2002 descobriu que o aumento do consumo de tomates e produtos à base de tomate pode ser benéfico na prevenção do câncer de próstata.