Gorduras saturadas
Gorduras saturadas são normalmente encontradas em produtos de origem animal, incluindo carnes, aves com pele e leite integral. lacticínios. Quando você consome alimentos com gordura saturada, pode elevar seu LDL, ou colesterol "ruim", que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, obter muita gordura saturada em sua dieta pode levar à diabetes tipo 2. Limite a ingestão deste tipo de gordura para 7 por cento do total de calorias diárias ou menos.
Gorduras trans
As gorduras trans, também conhecidas como ácidos graxos trans, ocorrem naturalmente em alimentos de origem animal, mas Também são criados através do processo de hidrogenação de gorduras saturadas. É assim que se formam óleos vegetais hidrogenados, que são comumente usados em fast foods e na maioria dos alimentos processados. As gorduras trans são ainda piores para os níveis de colesterol do que as gorduras saturadas. Não só aumentam o colesterol LDL, mas também diminuem o colesterol HDL, ou “bom”. Eles podem aumentar a inflamação em seu corpo também, o que está associado a um aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e derrame. Sua ingestão diária de gorduras trans deve ser de 2 gramas ou menos e, de preferência, zero.
Importância das gorduras boas
Só porque você precisa limitar as gorduras saturadas e trans não significa que você precisa seguir uma dieta completamente carente de gordura. Sua ingestão diária total de gordura de todas as fontes deve estar entre 20 e 35% do total de calorias diárias. Ao limitar as gorduras saturadas e trans, tente aumentar a quantidade de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas que você ingere. Estes podem melhorar seus níveis de colesterol, reduzir a inflamação corporal e regular o seu batimento cardíaco. Boas fontes dessas gorduras saudáveis incluem azeite, abacate, nozes, óleo de semente de linhaça, sementes e peixes gordurosos.
Considerações adicionais
Converse com seu médico sobre a quantidade de gorduras saturadas e trans que você consome, e pergunte como você pode limitá-los. Se você tem colesterol alto ou outras condições de saúde, talvez seja necessário diminuir sua ingestão de gordura além das quantidades típicas recomendadas. Seu médico pode ajudá-lo a determinar quanto e quais tipos de gorduras você precisa por dia. Aprender a ler os rótulos dos alimentos é essencial quando se tenta reduzir as gorduras saturadas e trans, pois elas são encontradas em muitos alimentos comuns.