Gorduras insaturadas
As gorduras boas, por outro lado, aumentam as lipoproteínas de alta densidade, ou colesterol HDL, observa a Harvard School of Public Health. O colesterol HDL age como um limpador, removendo o excesso de colesterol LDL do sangue. A diminuição do colesterol LDL reduz o risco de doença cardíaca, ataque cardíaco e derrame. Tanto a gordura monoinsaturada como a poliinsaturada são gorduras “boas”, pelo que a sua inclusão na sua dieta pode melhorar a saúde do coração. No entanto, ainda existem limites quando se trata de gorduras insaturadas. De acordo com a American Heart Association, você ainda precisa limitar sua ingestão total de gordura a 25 a 35% de suas calorias por dia. Gorduras insaturadas são encontradas principalmente em peixes, nozes, abacates, soja e óleos vegetais.
Fat Gordos
Além de gordura saturada e insaturada, você também deve prestar muita atenção à sua ingestão de gordura trans. Esta forma de gordura tem um impacto significativo nas lipoproteínas de baixa densidade. Se possível, elimine essa gordura da sua dieta. Caso contrário, limite a não mais do que 1% de suas calorias por dia.
Ingestão de gordura
Como um grama de gordura equivale a 9 calorias, você pode usar uma equação simples para determinar a dose diária recomendada de gorduras. Esta equação é algo como isto: (ingestão calórica x percentagem) /9 = gramas de gordura. Por exemplo, se a sua ingestão calórica diária é de 2.200 calorias, a sua ingestão total de gordura é de 61 a 85 gramas. A maior parte de sua ingestão deve vir de gorduras insaturadas, limitando a gordura saturada a não mais que 17 gramas e a gordura trans a não mais do que 2 gramas.