O equilíbrio exclusivo de nutrientes do suco de tomate, incluindo o cartenoide conhecido como licopeno, parece dar à bebida propriedades especiais, observa o site sem fins lucrativos WHFoods.org, que estuda “os alimentos mais saudáveis do mundo”. Tomates e suco de tomate demonstraram ter propriedades antiinflamatórias, reduzir coágulos sanguíneos e ser um antioxidante eficaz. Parte deste notável efeito vem das vitaminas com as quais a fruta é embalada. Para uma óptima saúde, escolha uma variedade de sumo de tomate com baixo teor de sódio.
Vitamina C
Um 8-oz. Um copo de suco de tomate fornece quase três quartos da dose diária recomendada de vitamina C, ou ácido ascórbico. O nutriente, que muitas pessoas associam apenas com frutas cítricas, é um forte antioxidante. Antioxidantes combatem o efeito de toxinas ambientais e alimentares comuns conhecidas como "radicais livres", que contribuem para doenças e envelhecimento. A Universidade de Maryland Medical Center observa que os pesquisadores acreditam que a vitamina C ajuda a proteger contra a pressão alta e também pode minimizar os danos arteriais associados a doenças cardíacas. O corpo não pode produzir colágeno sem vitamina C, então consumir suco de tomate e alimentos ricos em C pode ajudar a afastar a osteoartrite, de acordo com a UMMC. Outros alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas e sucos, pimentão verde, morango e brócolis.
Vitamina A
Contribuindo com 22% de sua necessidade diária de vitamina A, o suco de tomate é uma boa adição à vitamina A. alimentos vegetais como cenouras, damascos e vegetais de folhas verdes, bem como produtos de origem animal, como fígado, ovos e leite. Curiosamente, as plantas que contribuem com vitamina A para os humanos não o contêm. O corpo converte os cartonóides, como beta-caroteno nas plantas em vitamina A. O nutriente, também conhecido como retinol, ajuda a manter uma visão forte. A UMMC salienta que as crianças com deficiência em vitamina A são mais propensas a infecções graves, incluindo o sarampo. De acordo com WHFoods.org, os sinais de falta de vitamina A incluem pele “grossa”, cegueira noturna e infecções frequentes. Como a vitamina C, a vitamina A fornece proteção antioxidante, especialmente contra câncer de cólon, asma, complicações do diabetes e aterosclerose.
Vitamina B6
Embora também contenha as vitaminas B niacina, tiamina e riboflavina, o suco de tomate é mais rico em B6, também conhecido como piridoxina. Alimentos mais ricos em nutrientes incluem bananas, fígado, peito de frango, filé mignon e vários tipos de peixe. O suco de tomate fornece cerca de 13% da quantidade recomendada de B6 por dia. Como as outras vitaminas B, o B6 ajuda o corpo a produzir energia e a processar eficientemente proteínas e gorduras. B6, adicionalmente, contribui para o sono saudável e padrões de humor, ajudando o corpo a gerar hormônios melotonina, serotonina e norepinefrina, de acordo com UMMC.
Nutrientes adicionais
Um 8-oz. Um copo de suco de tomate também fornece cerca de um quarto do valor diário recomendado de cálcio. Outros nutrientes no suco de tomate incluem vitaminas B1, B2, B3, B12 e E, juntamente com ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco.