casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

5 alimentos que reduzem a gordura do estômago

Embora qualquer excesso de gordura corporal possa ser considerado insalubre, a gordura que se acumula em torno do meio é particularmente problemática. Ao contrário da gordura nos quadris ou coxas, grande parte do estômago ou gordura abdominal é visceral, o que significa que envolve os órgãos. A gordura visceral libera substâncias químicas que promovem a inflamação, prejudicam a ação da insulina e levam a níveis anormais de colesterol - todos os quais aumentam o risco de diabetes, doença cardíaca e derrame. Embora o exercício combinado com um padrão geral de dieta saudável possa promover perda de peso e perda de gordura no estômago, existem alguns alimentos que podem ser particularmente úteis à medida que você tenta perder essa gordura da barriga. estão tentando perder gordura no estômago, escolher grãos integrais pode ajudar. Um estudo publicado na edição de setembro de 2010 do "American Journal of Clinical Nutrition" comparou as dietas e as medições abdominais de mais de 2800 adultos. Os pesquisadores descobriram que os participantes que incorporavam grãos integrais regularmente tinham menos obesidade abdominal em comparação com aqueles que favoreciam principalmente grãos refinados. É importante observar que a quantidade de grãos integrais para obter esse benefício não foi excessiva - apenas 3 porções diárias, com uma porção igual a 1 fatia de pão de trigo integral ou ½ xícara de farinha de aveia cozida. Enquanto comer pães e grãos excessivos pode paralisar os esforços de perda de peso, este estudo sugere um benefício da troca de grãos refinados - como flocos de milho, arroz e macarrão - por cereais integrais, como cereais integrais, arroz integral e quinoa. Alimentos ricos em fibras solúveis

Alimentos ricos em fibras solúveis também podem ajudar a reduzir a gordura do estômago. Um estudo publicado na edição de dezembro de 2013 da “Obesity” comparou padrões de estilo de vida e tomografias computadorizadas abdominais (CT) de mais de 1100 adultos no início do estudo e após 5 anos. Ao final do estudo, os pesquisadores descobriram que cada aumento de 10 gramas na ingestão diária de fibra solúvel estava ligado a uma perda de 3,7% de gordura visceral. Ao contrário da fibra insolúvel, o volumoso, que é benéfico na prevenção da obstipação, a fibra solúvel forma um gel e ajuda a reter algumas substâncias no intestino - diminuindo a absorção de açúcares e gorduras. Alimentos particularmente ricos em fibras solúveis incluem aveia, feijão, chia e sementes de linho, e muitas frutas e legumes inteiros.

Nuts

Amêndoas saudáveis ​​e outras nozes são outro ingrediente saudável em sua dieta. Um estudo publicado na edição de abril de 2015 do “Journal of American Heart Association” comparou dietas quase idênticas em dois grupos de adultos, exceto que uma dieta incluiu 1,5 onça de amêndoas por dia - cerca de 30 a 35 amêndoas - e a outra dieta incluiu um muffin de banana, com uma quantidade de calorias semelhante às amêndoas. Depois de apenas 2 semanas, as pessoas no grupo da amêndoa apresentaram níveis mais baixos de gordura abdominal e da coxa em comparação com o grupo do queque, embora o peso corporal total não tenha diferido entre os dois grupos. Este estudo descobriu que a substituição de um lanche menos saudável com um punhado de nozes promoveu alguma perda de gordura no estômago.

Proteína Vegetal

Outra maneira de perder gordura abdominal pode ser substituir proteína animal, como carne, frango e peixe, com feijão, nozes, sementes ou tofu. Um estudo publicado na edição de maio de 2011 da “Medicina Diabética” comparou os efeitos de uma dieta convencional para diabetes e um plano vegetariano em dois grupos de pessoas com diabetes. Os participantes do estudo que seguiram a dieta vegetariana tiveram uma maior redução na gordura visceral em comparação com aqueles que consumiram a dieta convencional. Para imitar esta dieta de estudo, incorporar proteínas vegetais como leite de soja integral, tofu, feijão, nozes e sementes em uma dieta que já inclui grãos integrais, frutas e legumes. os alimentos podem ajudar a reduzir o peso e a gordura do estômago, o padrão geral da dieta também parece fazer a diferença. Um estudo publicado na edição de março de 2011 do "Journal of American College of Cardiology" mostrou que as pessoas que seguem de perto uma dieta de estilo mediterrâneo tinham medições mais baixas da circunferência da cintura, diminuindo assim a gordura do estômago em comparação com aqueles que não seguiram essa dieta. A dieta mediterrânea gira em torno de alimentos vegetais - grãos integrais, feijão, frutas, legumes e nozes, juntamente com o consumo regular de peixe e azeite. Esta dieta é um dos padrões de refeições mais bem pesquisados, e os pesquisadores concluem que a sinergia de toda a dieta, e não apenas dos alimentos individuais, é responsável pela maior parte dos benefícios dessa dieta. Embora a tentativa de perda de peso a longo prazo possa ser desafiadora e até desanimadora, a boa notícia é que existem muitos alimentos saborosos e nutritivos que podem fazer parte de um plano de emagrecimento bem-sucedido. Se você está lutando para perder peso, apesar de seus esforços, converse com seu médico e peça um encaminhamento para um nutricionista. Além disso, se você ganhou peso de repente e sem explicação, consulte o seu médico.

Revisado por: Kay Peck, MPH, RD Review,