Gordura Visceral
A gordura abdominal ou visceral é diferente da gordura subcutânea na superfície próxima à pele. Gordura visceral é mais profunda em sua cavidade abdominal, preenchendo os espaços entre os órgãos em seu meio. Este tipo de gordura está associado a doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer. À medida que envelhece, a taxa de metabolismo diminui e você começa a ter mais dificuldade em queimar o excesso de gordura, especialmente se for mulher. Algumas pessoas também são geneticamente predispostas à deposição de gordura na barriga e no meio.
As células de gordura viscerais não são apenas armazéns de energia, mas desempenham um papel na produção de uma variedade de hormônios que têm efeitos sobre processos corporais, como resistência à insulina e câncer de mama. Seu corpo tem uma boa razão para depositar gordura em seu meio, porque ao contrário das partes do corpo, como braços e pernas, que você deve balançar e movimentar com frequência, o tronco é um local ideal, pois leva a menor quantidade de energia para armazená-lo. Seu corpo também armazenará preferencialmente a gordura onde quer que você já tenha células de gordura formadas anteriormente.
Forma e Fatores Hormonais
De acordo com a Harvard Medical School, se você tem formato de pêra, com muito sua gordura nas coxas e no fundo, a gordura com a qual você está lidando é provavelmente mais gordura subcutânea. No entanto, se seu corpo é mais em forma de maçã, com suas reservas de gordura concentradas em torno de seu meio, você é muito mais provável que também tenha gordura visceral por baixo. Na menopausa, à medida que o estrogênio diminui, o cortisol, o hormônio que o corpo produz quando está sob estresse, aumenta. Altos níveis de cortisol estão associados ao acúmulo de gordura visceral, mas outras alterações hormonais após a menopausa também podem contribuir para o acúmulo dessa gordura perigosa. Mesmo se você estiver com um peso normal e não estiver experimentando ganho de peso, você precisa estar ciente de que a gordura que você já tinha em seu corpo pode estar mudando de lugar devido às mudanças hormonais que seu corpo está experimentando.>> O exercício regular é um método eficaz para evitar o acúmulo de gordura em torno do seu meio, de acordo com a Harvard Medical School. Pesquisadores do Duke University Medical Center mostraram que os participantes sedentários em um estudo ganharam quase 9% de gordura visceral em apenas seis meses. Aqueles que exerceram uma quantidade moderada não adicionaram gordura visceral, e aqueles que se exercitaram em um nível ainda mais alto perderam de fato parte de sua gordura subcutânea. Usando pesos quando você se exercita pode ajudar a reduzir a gordura da barriga. Suas escolhas alimentares também são importantes. Você deve comer uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, produtos lácteos com baixo teor de gordura, carnes magras e pães integrais, cereais e massas.