Um componente essencial do corpo humano, a gordura existe em dois tipos básicos: subcutânea e visceral. Seus genes desempenham um grande papel em quantas células de gordura você tem, que tipo de células de gordura elas são e onde elas estão localizadas. Seu nível de atividade física também desempenha um papel na quantidade de gordura corporal que você tem.
Tipos de gordura
Gordura subcutânea encontra-se em uma camada logo abaixo da superfície da pele. Um tipo de tecido conjuntivo, contém vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos e aglomerados de células adiposas. A gordura subcutânea serve como uma camada de isolamento para o corpo, ajudando o corpo a manter sua temperatura interna. Ele também serve como uma almofada e um depósito de armazenamento de energia.
Gordura visceral é o tipo de gordura localizada na cavidade abdominal, em torno dos órgãos vitais. Acumulando profundamente sob o tecido muscular no abdômen e expandindo a cintura, a gordura visceral é mais do que apenas um depósito de armazenamento. Produz hormônios como leptina e adiponectina. Normalmente liberada após uma refeição, a leptina suprime o apetite. A adiponectina influencia a resposta das células à insulina.
Celulite
Uma forma específica de gordura subcutânea, a celulite tem uma aparência com covinhas e é depositada logo abaixo da superfície da pele ao redor dos quadris, coxas e nádegas. Mesmo as pessoas magras podem ter celulite, porque todo mundo tem gordura subcutânea. A celulite é mais pronunciada quando o tecido conjuntivo que separa as células de gordura em compartimentos tem aparência de favo de mel, o que é mais comum em mulheres. Ao contrário de padrões horizontais ou entrecruzados, as células de gordura em forma de favo de mel tendem a se projetar, criando o efeito de queijo cottage. A celulite se torna mais perceptível à medida que as pessoas envelhecem e sua pele fica mais fina.
Riscos para a saúde
Embora a celulite - e qualquer tipo de gordura subcutânea - possa ser desagradável, a gordura visceral apresenta preocupações de saúde mais perigosas. Excesso de gordura visceral perturba o equilíbrio de hormônios do corpo, que pode contribuir para o endurecimento das artérias, desencadear um aumento da pressão arterial, prejudicar a capacidade do corpo de usar insulina e elevar o nível de colesterol ruim enquanto reduz o nível de colesterol bom.> Vida Saudável
O exercício regular pode ajudar a prevenir o ganho de excesso de gordura, bem como diminuir suas chances de desenvolver celulite. Para pessoas propensas a desenvolver celulite, o exercício evitará que o aspecto com covinhas se torne mais pronunciado.
Alimentação sensata, exercícios aeróbicos diários e treinamento de força duas a três vezes por semana são úteis se você quer perder viscerais viscerais. ou gordura subcutânea, embora você provavelmente perceba que o subcutâneo é mais teimoso. Caminhe, corra ou encontre outra forma de exercício cardiovascular que você goste e trabalhe de 70 a 80% da sua freqüência cardíaca máxima de 20 a 30 minutos por dia. Qualquer ferramenta é boa para o treinamento de força, de acordo com o Conselho Americano de Exercício, incluindo pesos livres, máquinas ou até mesmo apenas o peso do seu corpo, que é tudo o que você precisa para exercícios como flexões ou flexões. Perda de peso lenta e constante como resultado de mudanças no estilo de vida saudável deve ser o objetivo.