casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

As vantagens de uma composição corporal saudável

Ao contrário do peso corporal - que leva em conta apenas o número na escala -, sua composição corporal leva em conta de onde vem seu peso. Saber qual porcentagem de seu peso corporal é gordo oferece mais informações sobre sua saúde, já que transportar muito tecido adiposo afeta sua saúde, mesmo que seu peso real caia em uma faixa saudável. O excesso de gordura - se você também está acima do peso ou tem um peso saudável, mas uma alta porcentagem de gordura corporal - representa um grande risco para a saúde, por isso manter uma composição corporal saudável reduz o risco de certas doenças relacionadas à obesidade. Controle de Peso e Metabolismo

Você terá mais facilidade em manter seu peso e evitar que o peso familiar seja pesado à medida que envelhece, se mantiver uma composição corporal saudável. Ter uma composição corporal saudável significa ter um nível relativamente baixo de gordura corporal, com a maior parte do seu peso proveniente da massa magra, incluindo o tecido muscular. Esse tecido magro queima mais calorias 24 horas por dia - mesmo quando você está dormindo - e é responsável por cerca de 20% de sua queima diária de calorias, em comparação com cerca de 5% de seu tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com mais músculos terá um metabolismo mais alto do que alguém do mesmo peso, altura, sexo e idade que tenha uma porcentagem maior de gordura corporal. - Menor risco de doenças cardiovasculares - Tendo uma saúde saudável composição corporal pode ajudar a diminuir suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares. A gordura corporal elevada aumenta o risco de hipertensão, que é a pressão arterial cronicamente elevada. Com o passar do tempo, a hipertensão tensiona seu coração e aumenta a pressão sobre as artérias, o que pode causar insuficiência cardíaca. Carregar peso extra em sua barriga também significa que você tem gordura visceral, o que ameaça a saúde do seu coração. Esta gordura abdominal profunda afeta negativamente os níveis de colesterol, que por sua vez, aumenta o risco de doença cardíaca.

Reduzido risco de outras condições de saúde

O excesso de gordura também contribui para outras doenças crônicas, mantendo um corpo saudável composição pode diminuir o risco de doença. A gordura da barriga prejudicial aumenta a inflamação crônica, o que pode torná-lo mais propenso a desenvolver doenças relacionadas à inflamação, como a asma, explica a Harvard Medical School. Altos níveis de gordura na barriga também aumentam o risco de câncer colorretal e de mama, e afetam negativamente o cérebro, aumentando o risco de demência.

Obtendo uma composição corporal saudável

Uma definição de composição corporal saudável muda de acordo ao seu sexo e idade. Por exemplo, as mulheres na faixa dos 20 anos devem ter um percentual de gordura corporal de 16 a 24%, enquanto os homens na faixa dos 20 anos devem ter níveis mais baixos de gordura corporal - 7 a 17%, de acordo com as diretrizes do American College of Sports Medicine. Como você envelhece, é normal que a sua gordura corporal aumente um pouco - uma mulher de 50 anos, por exemplo, deve tentar manter um nível de gordura corporal de 22 a 31%. Pode ser difícil obter uma medição precisa da gordura corporal em casa, mas o médico ou um especialista em uma clínica esportiva pode ajudá-lo a determinar sua composição corporal. Tenha em mente que você pode ter uma composição corporal insalubre mesmo se tiver um peso saudável - uma condição às vezes chamada de "gordura magra" ou obesidade normal - para que você ainda possa enfrentar um risco maior de doença mesmo se estiver sem excesso de peso. Embora você possa ter obesidade com peso normal em qualquer idade, você terá um risco maior à medida que envelhece, devido à tendência natural do seu corpo de perder músculos e ganhar gordura.

Se você está atualmente acima de sua porcentagem ideal de gordura corporal, comece a cortar calorias de sua dieta e coma 500 calorias a menos do que você precisa diariamente para manter seu peso. Combine sua dieta saudável - composta de alimentos nutritivos e não processados, incluindo muita proteína magra - com treinamento de força, o que ajudará a reter o tecido muscular e a melhorar a composição corporal à medida que você perder peso.

Lembrar - - quando se trata de saúde, cada pedacinho conta, e mesmo uma modesta perda de peso de 5 a 10% do seu peso corporal diminui significativamente o risco de doenças relacionadas à obesidade. Se você não sabe ao certo por onde começar, consulte os profissionais de nutrição e fitness para obter ajuda com sua dieta e exercícios.