Peruse uma prateleira na mercearia e você verá meia dúzia de itens com rótulos proeminentes "sem gordura" ou "gordura reduzida". De todos os nutrientes, a gordura está sujeita ao maior escrutínio - e com boas razões. Uma dieta rica em gordura está associada a um risco aumentado de doença cardíaca e outras complicações. No entanto, a gordura desempenha um papel essencial no corpo humano. Dá-lhe a sensação de saciedade, evitando o excesso de indulgência e é essencial para a absorção de certos nutrientes, incluindo as vitaminas A, D, E e K.
Caminhando 500 Miles -
Gram-para-grama, gordura é uma usina de energia. Um grama de gordura tem 9 calorias, comparado com as 4 calorias encontradas em 1 grama de proteína ou carboidrato. Em média, o corpo humano reserva 50 a 60 mil calorias de gordura armazenada como triglicerídeos. Andar uma milha queima apenas 100 calorias, então o potencial energético disponível na gordura armazenada é enorme. Se você armazenasse a mesma quantidade de energia em carboidratos em vez de gordura, pesaria mais 100 quilos, de acordo com o Gatorade Sports Science Institute - O Papel do Exercício - Seu corpo armazena gordura em dois lugares - no tecido adiposo, um conglomerado de células adiposas e nas fibras musculares como triglicerídeos intramusculares. Durante o exercício, seu corpo metaboliza os triglicérides e carboidratos armazenados na forma de glicogênio e glicose. As reservas de carboidratos são mais prontamente metabolizadas porque são facilmente mobilizadas e produzem energia rápida. À medida que você progride de exercício de baixa a moderada intensidade, no entanto, a taxa na qual seu corpo queima ou oxida aumenta a gordura total.
Sinta a Queimadura
O processo pelo qual seu corpo queima gordura por energia pode ser resumido em uma equação básica - oxigênio mais gordura produz dióxido de carbono, água e energia. No entanto, a bioquímica do metabolismo da gordura está envolvida e complexa. Por exemplo, as gorduras precisam ser hidrolisadas ou quebradas em compostos chamados glicerol e ácidos graxos. Esses componentes entram em uma série cíclica elaborada de reações, incluindo o ciclo do ácido cítrico, o ciclo de Krebs e o ciclo do ácido tricarboxílico, para o seu corpo ganhar energia.
Fighting Evolution
Enquanto os nômades se beneficiavam do super do corpo sistema de armazenamento de gordura eficiente, pode ser problemático no mundo moderno. Com a comida prontamente disponível, não há necessidade de armazenar milhares de quilocalorias de gordura, mas é difícil combater a fiação evolutiva do corpo. Para se tornar um queimador de gordura mais eficiente, Len Kravitz, professor de ciências do exercício na Universidade do Novo México, recomenda uma combinação de atividades aeróbicas e de resistência. Concentre-se em exercícios aeróbicos, que queimam mais calorias. Dependendo do seu nível de condicionamento físico, isso pode significar treinos curtos de alta intensidade ou exercícios longos e lentos.