Dependendo de vários fatores, seu corpo utiliza diferentes proporções de gordura, carboidratos e proteínas para energia durante o exercício. Queimar mais gordura do que outros combustíveis pode parecer benéfico para os indivíduos que esperam perder peso. No entanto, existem muitos fatores que afetam como o corpo processa a gordura durante o exercício.
Intensidade do exercício
A intensidade do exercício afeta a produção de energia mais do que qualquer outra variável. Por exemplo, atividades físicas realizadas a ou abaixo de 50% de seu esforço máximo usam maiores quantidades de gordura do que carboidratos como combustível. O conceito de cruzamento, ou a mudança do uso de gordura para o uso de carboidratos, ocorre à medida que a intensidade do exercício aumenta. Por exemplo, os carboidratos podem fornecer até 80% de sua energia quando você se exercita de 70 a 80% de sua capacidade máxima.
Duração do Exercício
Exercícios de longa duração, com duração de uma hora, podem esgotar os carboidratos armazenados dentro do seu corpo. Como resultado, a gordura se torna sua principal fonte de energia, independentemente da intensidade do seu exercício. Como você pode imaginar, seu corpo não pode usar carboidratos se não houver nenhum disponível. A depleção de carboidratos e a subseqüente dependência de gordura para energia minimizam o desempenho do seu exercício durante atividades de longa duração. Os atletas de resistência, como corredores de maratona, ingerem carboidratos durante uma corrida, na esperança de manter a disponibilidade de carboidratos e desempenho máximo.
Treinamento Experience
O treinamento melhora sua capacidade de queimar gordura durante o exercício. Por exemplo, após dois meses de exercícios semanais de resistência, seu corpo queima mais gordura por minuto do que antes do treino. De fato, atletas de elite continuam a queimar gordura após o exercício e durante o descanso. Economia de carboidratos, ou um aumento na dependência de gordura como energia, suporta o desempenho esportivo e melhora a resistência durante atividades de longa duração.
Considerações sobre perda de peso
A perda de peso requer um déficit calórico ou queima mais calorias do que você absorver, independentemente de onde a energia vem. Portanto, o gasto total de calorias torna-se mais importante para a perda de gordura do que a fonte de calorias gastas. O exercício de baixa intensidade queima menos calorias por minuto do que o exercício de alta intensidade e, consequentemente, pode ser menos benéfico para a perda de peso. Por exemplo, uma pessoa de 180 libras queima 68 calorias enquanto caminha 10 km /h durante 10 minutos e 136 calorias enquanto corre 10 km /h durante 10 minutos. Embora a taxa de uso de gordura para carboidratos seja maior durante a caminhada, a pessoa queima quase duas vezes mais calorias durante uma corrida no mesmo período de tempo. Como sempre, consulte um médico antes de iniciar um programa de exercícios.