Exercício e consumo de oxigênio estão diretamente ligados. Para atender às demandas de aumento da intensidade do exercício, seu corpo precisa usar mais oxigênio para produzir energia. Laboratórios de pesquisa de exercícios costumam usar o consumo de oxigênio para determinar quantas calorias estão sendo queimadas em um treino.
Calorias
O livro de Werner e Sharon Hoeger "Princípios e laboratórios de condicionamento físico e bem-estar" afirma que 1 litro de oxigênio consumido queima cinco calorias. Usar este valor em conjunto com a escala MET pode ajudá-lo a determinar quantas calorias você está queimando quando você está fora do treinamento. METS
METS, ou equivalentes metabólicos, são usados na prescrição de exercícios para ditar a intensidade níveis. Níveis de MET comuns são 3 METs para caminhar lentamente, 6 METS para ciclismo a 10 a 12 mph e 8 METS para correr a 5 mph. Um MET é igual a um consumo relativo de oxigênio de 3,5 mL /kg /min.
Cálculos
Para determinar quantos você está queimando, multiplique o valor de MET por 3,5. Multiplique isso pelo seu peso corporal em quilogramas para obter a quantidade de mililitros de oxigênio que você está consumindo por minuto. Divida isso por 1.000 para obter o número de litros por minuto que você está consumindo. Multiplique por 5 para obter o número de calorias por minuto que você está queimando. Multiplique pelo número de minutos que você trabalhou para determinar quantas calorias você queimou em um único exercício.
Exemplo:
Se você pesava 200 libras, andava de bicicleta a 10 a 12 mph, ou 6 METS, por 30 minutos, seu cálculo ficaria assim: 6 X 3,5 X (200 /2,2) /1000 X 5 kcal X 30 = 286,4 kcal queimados naquele treino específico.