O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda a ingestão de frutos do mar pelo menos duas vezes por semana para obter os benefícios de saúde do coração fornecidos por essa fonte de proteína nutritiva. Os peixes fornecem quantidades significativas de gorduras ômega-3 essenciais, muitas vitaminas e minerais, como vitaminas A e D, potássio, selênio e fósforo. Tornar os peixes uma parte regular de uma dieta de baixa caloria também pode ajudá-lo a melhorar seus resultados de perda de peso. Peixe tende a ser menor em gordura e calorias do que carne e aves e até mesmo os peixes mais gordos geralmente têm menos de 200 calorias por porção de 3 onças - tornando-se uma melhor escolha de proteína durante a perda de peso. Uma porção de peixe fornece cerca de um terço de suas necessidades diárias de proteína, e a proteína é mais facilmente digerida do que a encontrada em carnes e aves, porque não há muito tecido conjuntivo. Um estudo publicado no "International Journal of Obesity" em 2007 descobriu que comer três porções de 5,3 onças de peixe magro ou gordo por semana durante quatro semanas como parte de uma dieta de baixa caloria resultou em aproximadamente 2,2 quilos a mais de peso perdido seguindo uma dieta semelhante que não incluía peixe. Outro estudo, publicado em "Nutrição, Metabolismo e Doenças Cardiovasculares" em dezembro de 2009 descobriu que comer cinco porções de 5,3 onças de bacalhau por semana como parte de uma dieta de baixa caloria por oito semanas resultou em um extra de 3,8 quilos de perda de peso em comparação com uma dieta com a mesma quantidade de calorias, mas sem peixe. O grupo que comeu cinco porções de bacalhau por semana também teve mais perda de peso do que o grupo que tinha apenas três porções por semana.
Mecanismos Potenciais
Proteína ajuda a aumentar a saciedade, de acordo com um artigo publicado em maio de 2008 "O American Journal of Clinical Nutrition", de modo que incluir mais alimentos com alto teor de proteínas e baixo teor calórico em sua dieta pode ajudar na perda de peso. Gorduras omega-3 também podem desempenhar um papel. Um estudo publicado no "Physiological Research" em 2006 descobriu que a adição de gorduras ômega-3 a uma dieta de muito baixa caloria aumentava a perda de peso. Dietas ricas em gorduras ômega-3 também ajudaram a aumentar a saciedade em um estudo publicado em "Appetite" em novembro de 2008.
Mercury Considerations
Ao adicionar mais frutos do mar à sua dieta, inclua principalmente os tipos que são mais baixos em mercúrio para evitar potenciais efeitos adversos associados a este contaminante. Boas opções incluem salmão, arenque, cavala, camarão, vieiras, anchovas, caranguejo, sardinha, peixe branco, bagre, tilápia, ostras, mariscos, linguado, linguado e arinca. Evite os tipos de frutos do mar mais ricos em mercúrio, como tubarão, espadarte, carapau, atum patudo e ahi, peixe-espada, marlim e suco de laranja.