O "calouro 15" não é um mito. Maus hábitos alimentares, falta de exercício e excesso de consumo de bebidas alcoólicas de alto teor calórico contribuem para o ganho de peso na faculdade, e essas armadilhas estão em cada canto do campus. Se sua cintura está se expandindo na mesma proporção que sua mente, você ainda pode perder peso em um ambiente de dormitório. Você só precisa ser inteligente quando se trata de suas escolhas alimentares e passar no teste de tentação.
Evite exagerar no refeitório. A comida do refeitório do dormitório não é insalubre por natureza, mas com tantas opções, você pode se sentir tentado a ir direto para a comida que faz com que você compre os quilos ou coma demais. Evite alimentos fritos e açucarados o máximo possível e opte por um prato balanceado. Encha frutas e legumes e escolha pães integrais quando puder. Pegue um peito de frango no bufê quente e fatie até o topo de uma salada. Daphne Oz, autora de “The Dorm Room Diet”, recomenda preparar seus próprios temperos na barra de salada para evitar a adição de gordura e açúcar que as versões pré-misturadas contêm. Misture o azeite e o vinagre e adicione a mostarda para dar sabor.
Compre um refrigerador saudável. Mantenha opções nutritivas à mão para as pausas de estudo noturnas. Planeje com antecedência enquanto você está no refeitório e preencha os contêineres com frutas e verduras do bar de saladas. Use caixas de leite desnatado e iogurte desnatado, pacotes de aveia instantânea simples e cereais matinais ricos em fibras ou barras para que você esteja pronto para um rápido café da manhã no seu quarto. Dirija-se à loja de conveniência do campus para encontrar pacotes úteis de carnes magras, queijos com baixo teor de gordura e nozes torradas. Você terá tudo de que precisa para abastecer-se sem aumentar o volume.
Mantenha seu metabolismo no caminho certo. Pular refeições e comer tarde da noite são maneiras certas de estragar o seu metabolismo. A personal trainer Diana Keuilian enfatiza a importância de levar um tempo para o café da manhã, que dá início ao seu metabolismo durante o dia. Em vez de pular refeições e ceder a um frenesi depois, coma refeições menores ao longo do dia para estimular um metabolismo forte e estável.
Continue em frente. Andar de aula em aula faz parte da vida no campus, por isso não fique com preguiça e pegue o ônibus. Quando você estiver indo para a sala de aula do terceiro andar, pegue as escadas em vez do elevador. Um passeio de bicicleta longo e cênico no fim de semana faz seu coração bombear e reduz seu nível de estresse. Se houver uma sala de ginástica no seu prédio, ou uma nas proximidades, aproveite-a regularmente. Pegue um DVD de exercícios que você goste para queimar algumas calorias sem sair do seu quarto.
Divirta-se com responsabilidade. A cena social do campus pode sabotar seus esforços de perda de peso se você não ficar atento. Estabeleça limites pessoais em relação à sua ingestão de calorias em pizzarias, cafeterias e festas de barris, mas não se prive completamente.
Dica
Mantenha-se hidratado. Beba oito a dez copos de água por dia para neutralizar os efeitos de desidratação das bebidas carregadas de cafeína. Você se sentirá menos faminto, mais enérgico e eliminará o excesso de inchaço. Armazenar lanches saudáveis e portáteis em sua mochila todas as manhãs dá-lhe algo para beliscar enquanto corre de aula para aula. Se você evitar que sua barriga resmungue, ficará mais concentrado em seus estudos e terá menor probabilidade de se devorar ou conseguir um tratamento conveniente, porém engordante, que lhe dê um impulso instantâneo de energia.
Advertências
O estresse da escola e de morar longe de casa pela primeira vez pode desencadear transtornos alimentares em alguns alunos. Se os seus hábitos alimentares na faculdade se tornarem obsessivos ou perigosos, fale com um conselheiro do campus.