A combinação de alimentos se originou na medicina ayurvédica com a crença de que a ingestão de determinados nutrientes separadamente poderia ajudar a melhorar a digestão e a saúde. Além das práticas dietéticas ayurvédicas, também é usado como uma ferramenta de perda de peso, com os defensores relatando que comer alimentos em certas combinações ajuda seu corpo a queimar mais calorias e emagrecer, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Não há verdade nessa alegação, e a combinação de alimentos para perda de peso pode fazer mais mal do que bem.
Sobre a combinação de alimentos
A base da dieta combinada de alimentos é que os nutrientes dos alimentos exigem ambientes diferentes para digestão, segundo a nutricionista Monica Reinagel da Nutrition Diva. Carboidratos requerem um ambiente alcalino, enquanto as proteínas precisam de um ambiente ácido. Quando os alimentos ricos em carboidratos e proteínas são consumidos juntos, eles não digerem adequadamente, de acordo com a teoria da combinação de alimentos. Como Reinagel explica, no entanto, a maioria dos alimentos contém uma combinação de carboidratos e proteínas, como grãos, feijões e vegetais.
Não há evidências científicas para apoiar a teoria de que comer alimentos em certas combinações ajudam seu corpo a queimar mais calorias para perder peso, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A dieta combinada de alimentos também pode afetar sua saúde. O centro médico relata que algumas dessas dietas podem ser muito pobres em proteínas e outros nutrientes e podem causar diarréia, especificamente uma dieta combinada com alimentos que recomenda que você coma apenas frutas nos primeiros 10 dias. Além disso, porque tem tantas regras, esta dieta de moda passageira pode ser difícil de seguir, e uma vez que você voltar aos seus hábitos alimentares habituais, você pode recuperar qualquer peso que você perdeu.> Para perder peso de forma saudável, é necessário ingerir menos calorias do que o corpo requer, incluindo uma variedade de alimentos ricos em nutrientes e de baixa caloria de todos os grupos de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e leite com baixo teor de gordura. ou alternativas de leite e gorduras saudáveis, como azeite ou nozes. Esses alimentos não apenas fornecem todos os nutrientes que promovem a saúde de que o seu corpo necessita, mas também estão preenchendo, o que ajuda você a se sentir mais satisfeito ao reduzir sua ingestão de calorias para perda de peso. Mantenha as porções sob controle para ajudar a controlar as calorias e limitar sua ingestão de doces, fast food e refrigerantes altamente processados, que são fontes de calorias vazias.
Refeições misturadas para perda de peso
Para obter tudo que seu corpo precisa , se sentir satisfeito e perder peso, almeja comer três refeições mistas por dia, diz FamilyDoctor.org. Refeições misturadas incluem frutas, legumes, cereais integrais e proteínas. Por exemplo, um café da manhã saudável pode incluir uma omelete vegetariana de dois ovos com uma fatia de torrada integral, uma xícara de leite desnatado ou alternativa de leite e uma pequena banana ou um muffin inglês torrado com manteiga de amendoim, cenoura varas e uma pequena laranja. No almoço, um feijão, grãos e salada vegetariana com uma maçã e um punhado de amêndoas se encaixa no projeto. Um jantar saudável pode incluir camarão e legumes salteados com arroz integral e uma tigela de morangos.