Alimentos ricos em fibras ajudam a emagrecer de três maneiras: eles ajudam você a ficar mais tempo, ajudam na eliminação de resíduos e, por serem difíceis de digerir, eles queimam calorias adicionais. A capacidade de queima de calorias da fibra é a fonte da teoria das "calorias negativas".
Teoria da caloria negativa
Você queima mais calorias comendo alimentos ricos em fibras, como vegetais e cereais integrais, do que comendo alimentos com pouca fibra. alimentos como sucos de frutas e pão branco. Consumir alguns alimentos ricos em fibras e com poucas calorias pode criar um défice de calorias na sua dieta.
Teoria de calorias negativas
A teoria das calorias negativas sugere que quanto mais alimentos ricos em fibras você come, mais peso Perderá porque você está sempre queimando mais calorias do que absorve, de acordo com um artigo de 2006 no The New York Times. A teoria pode ser verdadeira para o aipo, porque contém apenas 6 calorias por caule médio, mas as calorias queimadas pela maioria dos tipos de fibras não criam um déficit calórico.
Alimentação de grãos integrais fontes de fibra, como arroz integral e farinha de aveia podem ajudar a queimar gordura da barriga. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que pessoas que incluíam três porções de grãos integrais em suas dietas diárias perderam 10 por cento mais peso abdominal do que as pessoas cujas dietas continham principalmente fibra processada, incluindo pão branco e arroz branco.