Anorexia Nervosa
Os pacientes com anorexia nervosa exibem uma obsessão incomum com a perda de alimentos e de peso, freqüentemente se privando para conseguir um peso menor. Embora a condição possa ocorrer em homens ou mulheres de qualquer idade, a anorexia nervosa é mais comum entre adolescentes do sexo feminino. Em um esforço para perder peso e alcançar um corpo mais magro, os pacientes com anorexia se recusam a comer. Com o tempo, essa evitação deliberada de alimentos faz com que a mente rejeite a idéia de comida. Embora a paciente possa estar com fome biológica, ela não tem apetite e se sente nauseada ao pensar em comida. Naturalmente, ocorre uma quantidade perigosa de perda de peso.
Distúrbios Emocionais
Uma variedade de distúrbios emocionais, incluindo depressão, ansiedade e estresse, causam uma perda geral de apetite. Como diz o site Stress Conquering, “ninguém sente vontade de comer quando está assustado, em pânico ou sentindo-se sem valor e exausto”. Durante momentos de estresse emocional, a mente fica sobrecarregada por sua própria angústia e desconsidera muitas necessidades biológicas, como como a fome. Se a desordem emocional não for resolvida, a perda contínua de apetite leva à perda de peso insalubre e falta de energia significativa. Efeitos colaterais de drogas Náusea e perda de apetite são efeitos colaterais comuns de vários medicamentos. Estes efeitos secundários não são prejudiciais se uma pessoa só é obrigada a tomar a medicação por alguns dias. No entanto, os sintomas podem nunca se dissipar se o uso regular da medicação for necessário. Por exemplo, os medicamentos usados na quimioterapia são conhecidos por desencadear esses sintomas. Na verdade, o site do Cancer Connect diz que “os tratamentos contra o câncer causam perda de apetite ou aversão à comida, também conhecida como anorexia, o que pode levar a uma perda drástica de peso”.
Dangers
Se a náusea e perda de apetite ocorrem o tempo suficiente para desencadear a perda de peso, o corpo está provavelmente passando por desnutrição, "falta de alimentos e nutrientes necessários no corpo", diz o Centro Médico da Universidade de Illinois, em Chicago. Outros efeitos colaterais perigosos incluem desidratação, anemia, desequilíbrios eletrolíticos, problemas renais e problemas cardíacos. Se a náusea, anorexia e perda de peso persistirem por um longo período de tempo, podem levar à morte.