Os produtos dietéticos existem há muitos anos como adjuvantes da perda de peso. Pílulas de dieta de prescrição são atualmente regulamentadas pela Food and Drug Administration, que fornece uma medida de segurança para os usuários. De acordo com ConsumerSearch.com, drogas de perda de peso de prescrição são aprovadas para uso em obesos com um índice de massa corporal de 30 ou superior. Enquanto essas drogas podem ser úteis para aqueles que são incapazes de alcançar a perda de peso através da dieta e exercício sozinho, existem perigos que devem ser considerados no uso de pílulas dietéticas prescritas.
Phentermine
Drugs.com afirma que phentermine, vendido sob a marca Adipex, é um estimulante que se comporta de forma semelhante às anfetaminas. Ele incentiva a perda de peso, suprimindo o apetite. Os médicos podem prescrever phentermine como um suplemento a uma dieta saudável e regime de exercícios para incentivar a perda de peso nos obesos, especialmente aqueles que sofrem de problemas de saúde potencialmente fatais, como hipertensão, diabetes ou colesterol alto. Phentermine não deve ser tomado com outras drogas da dieta ou inibidores da monoamina oxidase, pois isso pode resultar em efeitos colaterais perigosos. Drugs.com indica que phentermine afeta o sistema nervoso, possivelmente inibindo pensamentos e tempos de reação.
Sibutramina
Cloridrato de sibutramina mono-hidratado, vendido pela marca Meridia, é aprovado para uso para perda de peso em pessoas com um índice de massa corporal acima de 30 em indivíduos saudáveis e acima de 27 quando os pacientes apresentam outros fatores de risco. A sibutramina é administrada numa dose de 10 mg uma vez por dia. De acordo com RxList.com, os pacientes que não perderam pelo menos 4 quilos dentro de quatro semanas geralmente não perdem peso com sibutramina. Os efeitos colaterais incluem dor de cabeça, boca seca, dor abdominal e depressão. A sibutramina não deve ser usada em pacientes que tomam inibidores da monoamina oxidase ou inibidores seletivos da recaptação da serotonina devido ao potencial desenvolvimento da síndrome da serotonina. A síndrome da serotonina é potencialmente fatal e pode causar inquietação, tremores, aumento da temperatura corporal e batimento cardíaco rápido e irregular.
Orlistat
Orlistat é vendido pelas marcas Alli e Xenical. Ele está disponível tanto como uma prescrição e over-the-counter droga para perda de peso. De acordo com MayoClinic.com, orlistat induz perda de peso, limitando a quantidade de gordura absorvida nos intestinos. As gorduras restantes são eliminadas do corpo através de movimentos intestinais. O MayoClinic.com indica que podem ocorrer interações medicamentosas quando o orlistat é usado com ciclosporina, ácido linoléico ou varfarina. No entanto, os profissionais podem gerenciar possíveis efeitos colaterais, ajustando a dosagem de um ou ambos os medicamentos.