Cirurgia para perda de peso vem com riscos, assim como qualquer outra cirurgia. Cada candidato a cirurgia deve pesar os benefícios e desvantagens com um médico ou cirurgião que é um especialista no campo. A alteração da capacidade para o conteúdo estomacal é apenas uma das ferramentas na luta contra a perda de peso. Após a cirurgia, haverá necessidade de grandes mudanças no estilo de vida para se manter saudável.
Cirurgia Permanente
bypass gástrico e grampeamento do estômago são operações irreversíveis realizadas para promover a perda de peso. Na cirurgia de bypass gástrico, uma parte do estômago é cortada ou grampeada para deixar uma pequena bolsa para guardar alimentos. Isso limita severamente a quantidade que uma pessoa pode comer de uma só vez. A bolsa do estômago é reconectada a uma parte inferior do intestino delgado. Uma porção significativa é contornada, impedindo que os alimentos sejam adequadamente digeridos e absorvidos. Isso resulta em má absorção de calorias, levando a grandes quantidades de perda de peso.
Procedimentos reversíveis e ajustáveis
Na colocação de bandas ou balões, um dispositivo é colocado ao redor do estômago e apertado, deixando uma pequena bolsa em a parte superior do estômago para segurar comida e uma passagem estreita para a parte inferior do estômago. O sistema digestivo funciona normalmente, mas existe uma capacidade extremamente limitada para a quantidade de comida que pode ser consumida ao mesmo tempo. Bandas ou balões podem ser soltos ou apertados para permitir mais ou menos ingestão de alimentos se a pessoa não estiver perdendo peso na taxa desejada.
Candidatos para Cirurgia do Estômago - A referência da Mayo Clinic sobre a cirurgia de bypass gástrico resume os candidatos como aqueles "que são incapazes de atingir ou manter um peso saudável através de dieta e exercício físico, estão severamente acima do peso, e que têm problemas de saúde como resultado." Isso também é verdade para a banda gástrica. Para a maioria dos centros cirúrgicos, como o grupo Lap Band Solutions no Texas, os pacientes são obrigados a ter um índice de massa corporal (IMC) de 40 ou superior. Este número é calculado usando altura e peso e é o equivalente a estar próximo de 100 libras acima do peso ideal. Outros candidatos se qualificam para cirurgia de perda de peso com um IMC entre 35 e 40, se eles também têm problemas de saúde coexistentes que podem ser aliviados com perda de peso.
A dieta após a cirurgia de perda de peso
Com qualquer um desses procedimentos estômago fica com a capacidade de apenas alguns gramas, e também com uma abertura mais estreita para o intestino delgado. O alimento deve ser liquefeito por vários dias após a cirurgia e purificado por até mais algumas semanas. Eventualmente alimentos sólidos podem ser comidos, mas devem ser mastigados muito bem para evitar vômitos ou possivelmente obstruir a saída do estômago. Grandes porções nunca farão parte da dieta diária.
Medição de perda de peso
Medline relata perda de peso de 10 a 20 libras por mês no primeiro ano após a cirurgia de bypass gástrico. A perda de peso é mais lenta com a banda gástrica e, em última análise, apenas um terço a metade do excesso de peso pode ser perdido.