Em um pequeno estudo publicado no Cell Report pela Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, os pesquisadores observaram a perda de peso de um grupo de mulheres obesas na pós-menopausa por seis meses. As mulheres foram divididas em três grupos diferentes.
Um grupo manteve a mesma dieta, um grupo reduziu a quantidade de calorias diárias e ingeriu a quantidade recomendada de proteína, e um grupo reduziu a quantidade de calorias diárias, mas aumentou sua ingestão diária de proteínas de 125 a 200 calorias.
Os resultados foram bastante inesperados. TIME explica que, embora os dois grupos de mulheres que diminuíram sua ingestão calórica pudessem perder peso, o grupo de mulheres que aumentou sua ingestão de proteínas não experimentou nenhuma alteração na sensibilidade à insulina de seus corpos.
A sensibilidade à insulina é descrita por Diabetes.co.uk como como o corpo é sensível aos efeitos da insulina. Aumento da resistência à insulina é muitas vezes um resultado de excesso de peso e leva a níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes tipo 2. Assim, enquanto as mulheres que aumentaram sua ingestão de proteína ainda perderam peso, uma das maiores preocupações com a saúde associada ao excesso de peso - uma chance maior de desenvolver diabetes - ainda permaneceu.
No entanto, a sensibilidade à insulina aumentou entre 25 e 30 por cento para aqueles que consumiram apenas a quantidade diária recomendada de proteína durante a perda de peso. Uma figura bastante significativa para a sua saúde geral.
"Definitivamente, esperávamos um pouco do efeito, mas eliminá-lo completamente [aumentou a sensibilidade à insulina] foi um pouco surpreendente", disse Bettina Mittendorfer, autora do estudo. da medicina, disse a TIME. "É um tremendo esforço passar por uma perda de 10% no peso corporal. Para não ver uma melhora em um desses fatores-chave é significativo, eu acho. ”Embora ainda seja necessário fazer mais pesquisas, incluindo investigar quaisquer diferenças quanto à sensibilidade à insulina se a proteína vegetal for ingerida em vez de proteína animal Mittendorfer alertou contra a dieta rica em proteínas para perda de peso: "Eu acho que não há razão para ir para a alta ingestão de proteína durante a perda de peso, com base em nossos resultados", disse ela à TIME.