casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Desvantagens de uma dieta rica em proteínas

Durante décadas, especialistas médicos debateram os benefícios da perda de peso e o efeito sobre a saúde de dietas ricas em proteínas. Com os resultados dos testes clínicos válidos dessas dietas já disponíveis, pesquisadores, nutricionistas, nutricionistas e médicos estão reafirmando o que críticos de dietas baixas em carboidratos têm dito há anos - eles não ajudam os adeptos a perder mais peso do que outras dietas, e eles Colocar uma variedade de riscos para a saúde.

Não funcionam

Se o objetivo de uma dieta é ajudar a pessoa a perder peso e mantê-la, as dietas ricas em proteínas não atendem a esse critério. Estudos com pacientes em dietas ricas em proteínas descobriram não apenas altas taxas de abandono, mas que após um ano de seguir uma dieta rica em proteínas, os pacientes não tiveram aumento estatístico na perda de peso em pacientes com dietas mais tradicionais. Além disso, grande parte da perda de peso das dietas ricas em proteínas provém da perda de água e da perda de massa muscular - não de gordura.

Problemas do Coração e do Colesterol

Muitos dos alimentos que se enquadram na categoria de admissíveis alimentos com alto teor de proteínas (como carnes vermelhas, ovos e laticínios) têm altos níveis de gorduras saturadas e colesterol. Isso coloca dieters em maior risco de doença cardíaca, hiperlipidemia e hipercolesterolemia. Além disso, a falta de carboidratos e a consequente perda de nutrientes contribuem para doenças cardíacas e fatores de risco de câncer, segundo especialistas médicos, como Belinda Linden, chefe de informações médicas da Fundação Britânica do Coração. À medida que a ingestão de carboidratos diminui, os rins devem queimar o glicogênio armazenado (a forma pela qual o corpo armazena carboidratos). O glicogênio contém quantidades significativas de água, que são liberadas durante esse processo, resultando em mais micção. Como o peso da água é uma parte significativa da perda de peso de uma dieta rica em proteínas, isso pode levar à desidratação. Isso coloca uma pressão sobre os rins, afetando sua capacidade de absorver o cálcio. Essas cepas nos rins podem causar uma perda completa e permanente da função renal em pessoas com função renal comprometida, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard.

A falta de carboidratos dietas ricas em proteínas roubam o corpo de muitas vitaminas e minerais importantes. De particular interesse para os médicos especialistas é a perda de cálcio, devido tanto à diminuição da capacidade dos rins de absorver cálcio quanto ao processo de cetose (um aumento nos níveis de ácido no sangue quando mais gordura é queimada devido à falta de carboidratos), que pode levar a uma perda de minerais, como cálcio, nos ossos.