A dieta de Atkins foi criada com base nos princípios de que os carboidratos são usados como energia antes das gorduras. Ao consumir menos carboidratos, a dieta de Atkins propõe a queima de gordura primeiro, a fim de promover a perda de peso, de acordo com o USA Today. Se você é uma ávida seguidora da dieta Atkins e está pensando em engravidar - ou está grávida - seus objetivos podem mudar da perda de peso para uma dieta saudável para você e seu bebê.
Significância
As mulheres devem consumir mais 300 calorias por dia durante o curso de sua gravidez, de acordo com a March of Dimes, uma organização sem fins lucrativos dedicada a gestações saudáveis e bebês. Além dessas necessidades calóricas ajustadas, a March of Dimes recomenda que você consuma uma variedade de alimentos dos cinco grupos de alimentos: frutas, legumes, grãos, laticínios e gorduras. Enquanto a dieta Atkins não é sem algum grau de carboidratos, a quantidade de carboidratos pode não ser suficiente, de acordo com o que esperar, o site oficial do autor de "O que esperar quando você está esperando." Sem carboidratos complexos suficientes, o corpo pode não receber ácido fólico suficiente, o que é essencial para o crescimento de um bebê. Um estudo de 2004 publicado no American Journal of Physiology descobriu que camundongos fêmeas que Seguiu-se uma dieta rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono, com maior probabilidade de ter descendentes do sexo feminino com níveis mais baixos de triglicérides ao longo da vida adulta. Os triglicerídeos, uma forma de colesterol, devem ser mantidos baixos a fim de reduzir a probabilidade de ter doença arterial coronariana, o que pode levar ao ataque cardíaco.
A dieta de Atkins apresenta muitas fases, incluindo a fase inicial ou "indução", fase de perda de peso e fase final ou de manutenção. Segundo o site oficial da Atkins, uma mulher grávida deve seguir a fase de manutenção. Como esta é a fase menos restritiva, uma mulher pode ser capaz de incorporar melhor carboidratos complexos em sua dieta.
Aviso
Mulheres grávidas devem consumir uma quantidade suficiente de nutrientes para estimular o crescimento saudável de seu bebê. . Se o corpo não consumir carboidratos suficientes, começará a ter dificuldade em quebrar as gorduras e produzirá uma substância conhecida como cetonas, de acordo com o Internet Journal of Nutrition and Wellness. Cetonas em excesso no corpo podem levar a um estado conhecido como cetose, que pode resultar em danos cerebrais ao feto.
Uma mulher pode seguir a dieta de Atkins durante a gravidez, desde que consuma o suficiente calorias por dia e incorpora carboidratos complexos em sua dieta. Exemplos de carboidratos complexos incluem pães integrais, legumes e verduras, de acordo com o MedlinePlus. Como a dieta de Atkins envolve a inclusão de fontes de proteína saudável, frutas, gorduras saudáveis e outras opções de saúde repletas de nutrientes, seguir a fase de manutenção pode fornecer nutrientes que podem oferecer nutrientes para bebês até a idade adulta.