Uma dieta rica em proteínas para perda de peso pode funcionar para algumas pessoas com mais de 50 anos, mas não é para todos. Dietas ricas em proteínas normalmente restringem os carboidratos. Você pode perder mais peso nesses tipos de dietas durante os primeiros seis meses do que as dietas convencionais de baixa caloria. No entanto, não há diferença significativa na perda de peso após um ano.
Proceda com seu próprio risco
A American Dietetic Association sugere cautela ao seguir dietas com alto teor de proteína e baixo teor de carboidratos mesmo por curtos períodos de tempo se você tem osteoporose, doença renal ou colesterol de lipoproteína de baixa densidade, comumente chamado de colesterol "ruim". Uma dieta rica em proteínas pode agravar essas condições, que tendem a ocorrer mais frequentemente em pessoas com mais de 50 anos do que em populações mais jovens.
Considere uma dieta rica em proteínas modificada
Inclua mais alguns carboidratos do que os tradicionais dietas de alta proteína permitem. Homens com mais de 50 anos devem ingerir pelo menos 130 gramas de carboidratos por dia, que é a quantidade mínima necessária para o bom funcionamento do cérebro. Esta quantidade de carboidratos permite uma dieta bem balanceada, mantendo seu baixo total de calorias. Você não pode comer tanto quanto você quando era mais jovem, então não importa o que você come, você precisará reduzir suas porções para perder peso.
Escolha carne magra
Homens acima de 50 anos têm um risco maior de sofrer um ataque cardíaco do que a população em geral. Comer muita carne rica em gordura pode aumentar ainda mais o seu risco. A gordura na carne é principalmente gordura saturada, um tipo de gordura menos saudável que contribui para o colesterol elevado. Escolha carnes como aves sem pele e cortes magros de carne bovina ou suína. Ao contrário da carne, quanto mais gorduroso o peixe, melhor para o seu coração. Coma peixe como salmão ou truta duas vezes por semana para uma dose de ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração.
Compre sua fibra
Homens com mais de 50 anos precisam de 30 g de fibra por dia. Fibra pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, ajuda a prevenir a constipação, é bom para o coração e ajuda na sensação de plenitude depois de comer, o que pode ajudá-lo a perder peso. Boas fontes de fibra são grãos integrais, frutas, legumes e feijões secos. Esses alimentos também são ricos em fitoquímicos, componentes que podem ajudar os humanos a combater as doenças. Isso é especialmente importante para homens com mais de 50 anos, pois o risco de muitas doenças crônicas aumenta com o avanço da idade.