Proponentes da Dieta de Três Dias prometem níveis mais altos de energia, juntamente com redução de colesterol e perda de peso de até 10 libras devido a uma reação metabólica que ocorre após três dias de comer as refeições especificadas no plano de dieta. Atkins Nutritionals afirma que alguns usuários podem perder até 15 quilos durante as primeiras duas semanas da dieta, mas o foco está na perda de peso gradual e a longo prazo e na melhoria da saúde.
A dieta de Atkins se concentra em proteínas e gorduras, enquanto os carboidratos são restritos. A ênfase é colocada em comer alimentos integrais e certificando-se de que os carboidratos que você come vêm de fontes de alimentos como vegetais. Restrição de calorias e seguindo menus rigorosos não é necessário. A dieta é composta por quatro fases. Você pode consumir de 20 a 100 g de carboidratos por dia com base na sua fase, embora isso seja muito menor do que o recomendado convencionalmente, de 225g a 325g, aponta MayoClinic.com. Os usuários da Dieta de Três Dias seguem diretrizes restritivas e são proibidos de ignorar qualquer uma das opções recomendadas de dieta. Os usuários seguem a dieta por três dias e depois comem normalmente por até cinco dias. Depois, o ciclo de três dias /cinco dias é repetido.
A Dieta de Três Dias interrompe o metabolismo do seu corpo, o que aumenta o risco de recuperar o peso perdido depois de retomar os hábitos alimentares normais. Faltam evidências para apoiar as afirmações positivas sobre a perda de peso da dieta. De acordo com MayoClinic.com, muitos usuários da Dieta Atkins também recuperam qualquer perda de peso, embora alguns que continuam a dieta por pelo menos dois anos percam uma média de 9 libras.
Aviso:
Seu risco de comer demais aumenta durante a porção normal de comer a dieta de três dias devido à fome, o que pode compensar suas metas de perda de peso. De acordo com a Cleveland Clinic, a dieta de três dias e outras dietas que excluem certos alimentos e restringem calorias comprometem a perda de peso a longo prazo. O MayoClinic.com relata que algumas dietas extremas com pouco carboidrato resultam em deficiências nutricionais que aumentam o risco de náusea, constipação e diarréia.
Considerações
A American Heart Association desestimula a dieta de moda passageira e recomenda uma dieta baixa Gordura saturada e colesterol para quem procura perder peso. A Cleveland Clinic recomenda dietas baseadas em alimentos à base de plantas, como frutas e vegetais, bem como gorduras insaturadas e peixes como o salmão, que contêm ácidos ômega-3. Informe seu médico antes de iniciar qualquer dieta, especialmente se você tiver condições de saúde.