Como a perda de peso ocorre
A dieta de Atkins promove maiores quantidades de proteínas e gorduras com quantidades reduzidas de carboidratos. A crença é que uma maior ingestão de carboidratos promove a liberação de insulina devido aos altos níveis de açúcar no sangue. Isso impede que a gordura seja quebrada para liberar. A ênfase em menos carboidratos força o corpo a queimar gordura como combustível quando os carboidratos se esgotam. Além disso, baixos níveis de carboidratos resultam em perda de peso da água e uma redução no total de calorias consumidas. Quando as calorias queimadas são maiores que as calorias consumidas, o excesso de peso e a gordura corporal são reduzidos.
Fontes alimentares de alimentos são enfatizadas na dieta de Atkins. Carnes e laticínios com alto teor de proteína e baixo teor de gordura saturada são recomendados. Exemplos incluem ovos, leite, queijo, aves, carne bovina, cordeiro, porco e peixe. A ingestão de carboidratos é limitada a entre 5 e 25 gramas por dia. Fontes de carboidratos incluem vegetais com baixo teor de amido.
Considerações
Embora a perda de peso seja geralmente considerada benéfica para melhorias na saúde, ela pode levar a problemas de saúde. Carboidratos são a fonte de energia preferida do seu corpo e são essenciais para o cérebro e sistema nervoso. Uma redução na ingestão de carboidratos pode levar a anemia, fraqueza e perda de apetite. Seu corpo pode começar a se machucar com facilidade.
Carboidratos simples como frutas não são recomendados na dieta. Isso pode levar a uma deficiência de vitamina C, o que pode levar ao escorbuto.
Sugestões de vitamina
Qualquer plano de alimentos que limita ou exclui um grupo de alimentos pode levar à deficiência de vitamina. Uma dieta baixa em carboidratos é tipicamente baixa em grãos integrais que contêm fibras, selênio, potássio e magnésio. Dependendo da proteína consumida, deficiências adicionais são possíveis, como vitamina B5, C, D, E e K.
A suplementação de vitamina ajuda a prevenir a ocorrência de uma deficiência de vitamina causada por uma dieta desequilibrada. Segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard, um multivitamínico diário é um ótimo plano de seguro contra deficiências.