Todos os planos de dieta têm pontos positivos e negativos, e planos de dieta extremos, como jejum de um dia, não são exceção. Embora os proponentes dos jejuns de um dia sugiram que tais planos possam ser mais eficazes do que outros planos de perda de peso, a pesquisa sugere que o jejum pode ser prejudicial não apenas para seus esforços de perda de peso, mas para sua saúde geral. Consulte um médico antes de iniciar qualquer plano de dieta.
Controle de apetite
Se você está acostumado a comer todos os dias, iniciar um plano que inclui jejum de um dia pode ser difícil de ajustar. Mesmo dietas que permitem que você coma todos os dias são difíceis devido à redução da ingestão de calorias, então você pode achar muito difícil lidar com a fome quando essa ingestão reduzida de calorias tem que sustentá-lo por dois dias. De acordo com um estudo da edição de janeiro de 2011 do "The Journal of Nutrition", reduzir a frequência de suas refeições reduz significativamente sua capacidade de controlar seu apetite. Isso pode fazer com que você traie sua dieta ou, no mínimo, torne-a desagradável.
O alimento fornece energia ao seu corpo, por isso privar seu corpo de alimentos pode estimulá-lo a queimar gordura armazenada para energia. Algumas pesquisas confirmam essa sugestão; um estudo publicado na edição de janeiro de 2005 do "The American Journal of Clinical Nutrition" descobriu que o jejum em dias alternados promove um aumento na taxa de queima de gordura. Os participantes que participaram dos jejuns de um dia queimaram 15 gramas a mais de gordura por dia, o que equivale a 135 calorias.
Intensidade do exercício
Se você é ativo ou planeja se exercitar para melhorar sua perda de peso, jejuns de um dia podem ser prejudiciais. A falta de comida pode comprometer a intensidade do exercício; pesquisa publicada na edição de junho de 2007 do "British Journal of Sports Medicine" descobriu que o jejum reduziu significativamente a resistência, velocidade e agilidade. O desempenho reduzido do exercício pode inibir seus resultados de ganho de força e também reduzir a quantidade de calorias que você queima em cada sessão, comprometendo a perda de peso. De acordo com o estudo, as reduções no desempenho permaneceram por duas semanas após o término do período de jejum.
Sensibilidade à Insulina
Sua ingestão alimentar afeta seus níveis hormonais, e pesquisas sugerem que alguns dos efeitos hormonais podem ser benéficos. Um estudo publicado na edição de dezembro de 2005 do "Journal of Applied Physiology" descobriu que o jejum poderia promover melhorias na sensibilidade à insulina. A melhora da sensibilidade à insulina pode ajudar você a ganhar mais músculos e manter a gordura sob controle, embora os alimentos que você come também tenham um efeito sobre a composição corporal.