casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Quais são os benefícios do exercício se obeso?

Não é surpresa que ser obeso leve a mais complicações de saúde. Cada parte do seu corpo, do cérebro aos joelhos, pode ser afetada pela obesidade. Um programa de exercícios regulares pode ajudar a combater algumas dessas aflições e torná-lo mais saudável e mais feliz.

Doença Cardiovascular

A obesidade é um grande risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A obesidade aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes, hipertensão e colesterol alto, que contribuem para doenças cardíacas. Um programa regular de exercícios, independentemente de você perder peso ou não, pode ajudar a combater alguns desses riscos. A atividade aeróbica, se feita habitualmente, pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o colesterol e melhorar o metabolismo. Adaptações cardíacas positivas ao exercício ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Saúde A obesidade também é um importante fator de risco no desenvolvimento da osteoartrite. Excesso de peso corporal é estressante para o corpo e coloca uma carga adicional em seus ossos e articulações. Para cada quilo que você ganha, três quilos de pressão são adicionados aos joelhos, de acordo com a Arthritis Foundation. O exercício regular pode fazer duas coisas para melhorar a saúde das articulações. Primeiro, pode ajudar você a perder peso. Menos peso significa menos pressão nas articulações, o que facilita a dor. O exercício regular também melhora o fluxo sanguíneo para a articulação, aumentando a lubrificação e reduzindo o atrito.

Saúde Mental

Pessoas que são obesas são susceptíveis de se tornarem deprimidas. A obesidade pode afetar negativamente sua personalidade e estado de saúde mental, mas o exercício pode ajudar. O exercício regular oferece uma fonte de meditação que pode ajudar a aliviar pensamentos ansiosos ou deprimentes que correm pela sua mente. Durante o exercício, o cérebro libera endorfinas que aumentam seu humor. Mesmo apenas um pouco de exercício pode fazer você se sentir mais feliz.

Programa de Exercício para os Obesos

Primeiramente, antes de iniciar um programa de exercícios, obtenha autorização médica do seu médico. Quando você estiver pronto para o exercício, considere ficar entre 45 a 60 minutos de exercícios aeróbicos regulares em cinco a sete dias, sugere o American College of Sports Medicine. Trabalhe em intensidade moderada e tente obter pelo menos 150 minutos de exercício nesse ritmo por semana. Quando você é obeso, há considerações especiais ao se exercitar. Os obesos correm maior risco de lesão ortopédica devido ao efeito do peso corporal nas articulações e nos ossos. Escolha um exercício de baixo impacto, como natação ou ciclismo, para aliviar o estresse nas articulações. Existe também um risco aumentado de hipertermia. Vista-se adequadamente e sempre beba água enquanto se exercita. Adquirir o hábito da atividade física regular, mesmo sem perda de peso, pode melhorar sua saúde a longo prazo.