A gonadotrofina coriônica humana, ou HCG, é um hormônio produzido durante a gravidez. Comumente usado como um tratamento para a infertilidade, o endocrinologista britânico Albert Simmons popularizou seu uso como auxílio na perda de peso depois de realizar pesquisas envolvendo HCG e uma dieta com restrição de calorias nos anos 50. A pesquisa científica realizada desde então não suporta o seu uso para este fim. A pesquisa envolvendo HCG como uma ajuda de dieta envolveu injeções dos hormônios - apenas disponíveis por prescrição. Você pode encontrar gotas sublinguais homeopáticas de HCG, bem como cremes HCG. O uso dessas gotas e cremes não-regulamentados pode representar uma série de perigos, no entanto. Você não tem como saber quanto da substância eles contêm e se contêm ou não outros ingredientes. O médico Robert True, escrevendo para seu site TrueMD.com, que oferece orientação sobre a dieta HCG, explica que os cremes oferecem uma maneira fácil de obter o hormônio e podem ter uma melhor absorção do que as injeções.
Benefícios
da dieta, como True, afirmam que o HCG pode ajudar a queimar gordura, redistribuir a gordura para longe dos quadris, coxas e nádegas e reduzir a fome. A Sociedade Americana de Médicos Bariátricos explica em seu site que uma revisão de estudos realizados sobre a dieta mostrou que o HCG não possui nenhuma dessas propriedades e que a dieta sozinha parece ser responsável pela perda de peso.
Juntamente com o creme HCG, você deve seguir uma dieta muito específica. O café da manhã é composto por café ou chá e uma colher de sopa de leite. O almoço e o jantar são exatamente os mesmos - 3,5 onças de carne ou peixe, uma baguete, uma porção de um tipo de verdura e um pedaço de fruta. O plano lista os itens aceitáveis que você pode escolher para cada uma dessas categorias, bem como possíveis substituições quando necessário. O plano original exigia o uso das injeções e da dieta por oito semanas. Você só usa as injeções no entanto, seis dias por semana durante esse período. Outras variações do plano podem diferir deste plano original.
Razões para a perda de peso
O ASBP e outros profissionais médicos explicam que o HCG provavelmente não tem nada a ver com a perda de peso e outros fatores respondem por isso . O protocolo HCG inclui uma dieta extremamente limitada de cerca de 500 calorias diárias - a maioria dos adultos precisa de cerca de 1.800 a 2.000 para o dia a dia. Qualquer dieta baixa em calorias irá desencadear a perda de peso, independentemente de adjuntos como HCG ou outros suplementos. Esta dieta também coloca seu corpo em um estado de cetose - uma condição em que ele começa a usar gordura como energia na ausência de glicose adequada. Este processo, naturalmente, suprime o apetite, explica o Dr. Craig Primack, falando ao Seattle Times sobre a dieta.
Perigos
Um estado prolongado de cetose coloca muitos riscos. Aumenta a acidez do seu sangue, o que pode prejudicar seus órgãos internos. Este processo também aumenta a probabilidade de cálculos biliares e pedras nos rins. Os efeitos colaterais mais imediatos incluem fadiga e mau hálito. Quanto ao creme HCG, os possíveis efeitos colaterais incluem dor de cabeça, fadiga, acne, crescimento excessivo de pêlos, hiperovulação, problemas de próstata e aumento dos seios nos homens.