Se você corre para perder peso, bater seu próprio recorde pessoal ou apenas pelo puro amor ao esporte, os suplementos que prometem torná-lo mais rápido, melhor e mais forte podem ser tentadores. Demasiadas vezes, essas promessas estão vazias - a carnitina é um desses casos. Embora tenha mostrado promessa no tratamento de várias doenças, o hype em torno de seu uso é exagerado.
O Básico
Seu corpo faz sua própria carnitina nos rins e fígado, e armazena em vários músculos e órgãos para uso posterior. Algumas condições hereditárias e doenças podem causar este mecanismo a falhar, resultando em uma deficiência de carnitina que requer suplementação. Você pode obtê-lo naturalmente nos alimentos que você come, especialmente carne vermelha, laticínios, peixe, frango e trigo, ou você pode tomar um suplemento na forma de L-carnitina. Pesquisas sobre se a carnitina pode fornecer tratamento eficaz para doenças como doença vascular periférica, doença renal e infertilidade masculina estão em andamento, mas muitas pessoas estão familiarizadas com a carnitina como uma ajuda para perda de peso ou desempenho. Os defensores alegam que a carnitina ajuda seu corpo a queimar gordura para energia, economizando suas reservas de glicogênio para mais tarde no treinamento. Teoricamente, isso ajudaria você a jogar mais, por mais tempo, porque, em vez de invocar suas reservas de glicogênio imediatamente, você a manteria em reserva para quando sua energia normalmente começasse a ser sinalizada. Este mito foi desmascarado várias vezes. Um estudo duplo-cego de 1996 no "European Journal of Applied Physiology and Occupational Physiology" mostrou que a carnitina não melhora o desempenho, afeta o metabolismo dos participantes ou ajuda na recuperação do exercício de forma alguma.> Manter um peso corporal saudável é importante para o seu desempenho como corredor. O peso da massa muscular funciona para você, uma vez que se traduz em aumento de força, mas o peso da gordura é um peso morto e apenas o atrasa. A carnitina tem sido usada para estimular a perda de peso, encorajando o corpo a queimar gordura para obter energia, mas a pesquisa não provou isso. A Universidade de Maryland Medical Center diz que pode, no entanto, ajudar a reduzir a fadiga, aumentar a massa muscular e reduzir a massa gorda total, o que pode contribuir para a perda de peso.
Cuidado
Porque não há provas que suporta o uso de carnitina para perda de peso ou desempenho esportivo, não há dose recomendada para esses usos. Siga as instruções do suplemento que você escolher. Não escolha um suplemento de D-carnitina, porque o UMMC sugere que pode interromper a produção natural de carnitina do seu corpo e pode produzir efeitos colaterais. Consulte o seu médico antes de tomar carnitina, especialmente se você tem doença renal, hipertensão, cirrose, diabetes ou doença vascular periférica, ou está tomando qualquer medicação.