O exercício é parte integrante de qualquer programa de perda de peso. Os exercícios de resistência fortalecem e tonificam os músculos, enquanto os exercícios aeróbicos condicionam seu sistema cardiovascular e os exercícios de flexibilidade aumentam sua amplitude de movimento. Além disso, todos os tipos de exercício queimam calorias extras que, por sua vez, queimam a gordura corporal. Quando combinado com uma dieta saudável, você pode queimar mais gordura do que faria com dieta ou exercício sozinho. Para entender como o exercício queima gordura, você deve entender como o corpo usa a energia. O Metabolismo O seu metabolismo é semelhante ao chão de fábrica e funciona em um ciclo contínuo, 24 horas por dia. Estruturas minúsculas dentro das células, chamadas mitocôndrias, convertem a glicose em um combustível chamado ATP que o corpo usa para executar todos os seus processos, da mesma forma que um carro usa gasolina. As mitocôndrias obtêm a glicose do açúcar na corrente sanguínea, que vem dos alimentos que consumimos. A quantidade de ATP que você precisa depende de quão ativo você é, seu tamanho corporal e gênero. A quantidade de ATP que você precisa também influencia quanta comida você precisa consumir em um determinado dia.
Gordura Corporal
Gordura Corporal é energia armazenada. A mitocôndria converte a maior parte do que você come em energia, mas se você consumir mais do que precisa em um dia, seu corpo armazena o excesso para uso posterior. Células de gordura são como bolsas, que se expandem quando se enchem de gordura. Se você consumir consistentemente mais energia do que precisa, suas células adiposas continuarão a aumentar. Se você armazenar mais gordura do que as células existentes podem conter, seu corpo produzirá mais células.
Exercício aeróbico Queima de gordura
Os exercícios aeróbicos aumentam sua freqüência cardíaca por um período prolongado, como correr ou dançar classe. Como dito anteriormente, as mitocôndrias em suas células produzem ATP com base em suas necessidades de energia. Se você é sedentário, você só precisa da quantidade mínima de energia e as mitocôndrias não produzem tanto ATP. O exercício aeróbico trabalha os músculos e aumenta o ritmo cardíaco e respiratório, o que requer mais energia. Durante uma sessão de aeróbica, as mitocôndrias vão explorar as reservas de açúcar no sangue para obter o açúcar que precisam para produzir ATP. Quando as reservas de açúcar correm baixo o corpo quebra, ou queima, a gordura corporal e usá-lo para fazer ATP.
Exercício anaeróbico e queima de gordura
O exercício anaeróbico queima calorias, mas não aumenta consistentemente o seu ritmo cardíaco a forma como o exercício aeróbico faz. Por exemplo, sua frequência cardíaca pode flutuar durante uma sessão de treinamento de ioga ou musculação, mas ela não ficará consistentemente alta como seria se você estivesse correndo. Assim como no exercício aeróbico, esses exercícios aumentam a demanda imediata de energia e fazem com que você explore suas reservas de gordura quando suas reservas de açúcar estão baixas. No entanto, eles não queimam mais gordura por sessão do que exercícios aeróbicos. O benefício do exercício anaeróbico é a queima de gordura a longo prazo. Estes exercícios constroem tecido muscular, que tem necessidades energéticas constantes. Quanto mais massa muscular você tiver, mais ATP seu corpo precisa.