O que é o metabolismo?
O metabolismo se refere a todo processo físico e químico no corpo que converte ou usa energia, ou calorias, incluindo respiração, regulação da temperatura corporal, contração muscular, digestão, circulação sanguínea e função cerebral.
Quando as pessoas se referem ao metabolismo lento como se aplica à perda de peso, elas geralmente significam taxa metabólica basal, ou BMR. Sua taxa metabólica basal é o número de calorias que seu corpo queima em repouso - ou quando você não está fazendo absolutamente nada além de ficar quieto. Sua BMR é o maior fator na determinação da sua taxa metabólica ou se você tem um metabolismo "lento" ou "rápido". Genética e Metabolismo A sua TMB é parcialmente determinada pela genética. Algumas pessoas nascem com uma BMR mais lenta que outras; eles apenas queimam menos calorias em repouso. Embora o motivo ainda esteja sob investigação, alguns pesquisadores acreditam que é porque seus genes desempenham um papel tanto no tamanho dos músculos quanto na capacidade de construir novos músculos, dois fatores que também afetam o metabolismo. Se você tem naturalmente uma massa muscular mais baixa, então sua TMB será menor.
Sua idade e sexo também desempenham um papel no metabolismo. À medida que envelhece, o seu metabolismo começa a diminuir, porque normalmente você começa a perder massa muscular e a ganhar mais gordura corporal. As mulheres também tendem a ter um metabolismo mais lento que os homens, porque as mulheres têm mais gordura corporal, menos massa muscular e ossos mais claros.
Composição corporal e metabolismo Embora a genética desempenhe algum papel na composição corporal, você tem a capacidade de alterar a sua relação músculo-gordura através do exercício, especificamente exercícios de treinamento de força. Pesquisas mostram que o músculo é mais ativo e consome mais energia do que gordura, então, quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo queimará em repouso. Por outro lado, se seu corpo for composto principalmente por gordura, sua TMB provavelmente será menor.
Alimentação errática afeta o metabolismo
Um estudo feito pela Universidade Hebraica em 2012 descobriu que o tempo que você come também pode ser um papel no metabolismo. Os pesquisadores alimentaram diferentes grupos de ratos em horários diferentes - dois em um horário fixo e dois em um horário errático. Todos os grupos receberam a mesma quantidade de calorias. Os autores do estudo concluíram que os camundongos alimentados regularmente experimentaram um aumento no metabolismo que queimava as gorduras em vez de armazená-las, o que acabou resultando em uma perda de peso corporal. Embora mais pesquisas precisem ser feitas em seres humanos, este estudo sugere que um cronograma irregular de alimentação pode ser em parte culpado por um metabolismo mais lento. A perda de peso afeta o metabolismo. Um efeito colateral indesejado da perda de peso é que o Quanto mais peso você perder, mais difícil será perder peso. Quando você inicialmente corta calorias, seu corpo responde com o que é chamado de "termogênese adaptativa". Isso significa que, à medida que seu corpo - e todos os seus órgãos e tecidos - diminuem de tamanho, você precisa de menos calorias para viver, de modo que sua taxa metabólica basal diminui. À medida que você se torna menor, seu metabolismo continua a desacelerar, o que significa que seu corpo agora requer menos calorias para funcionar. Quando isso acontece, você terá que reduzir ainda mais as calorias para continuar a perder peso.