casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

O que acontece se você consumir poucas calorias diárias?

As calorias são unidades de energia que impulsionam os processos do corpo e possibilitam que você viva. Com exceção da água ou refrigerante dietético, praticamente todos os outros alimentos contêm pelo menos alguns. Como observa a Kids Health, para manter um peso saudável, você precisa encontrar um equilíbrio entre as calorias que consome e as calorias que queima. Se você consome mais do que você queima, o ganho de peso e os problemas de saúde que o acompanham são resultados naturais. Por outro lado, se você consome muito pouco, a perda de peso e os problemas de saúde associados também podem ocorrer.

Identificação

Você pode dividir as calorias que consome diariamente em dois grupos; aqueles que você precisa para se manter vivo e aqueles que você precisa para atividade física. O número de calorias no primeiro grupo, denominado taxa metabólica basal ou de repouso, depende de fatores como sexo, idade, altura e peso. De acordo com Flavia Herzog, uma nutricionista especializada em nutrição pediátrica, a TMR média é de 1.000 a 1.400 calorias por dia. Caindo abaixo deste número tem um efeito sobre o seu corpo e sua saúde em geral.

Se você está tentando perder peso, consumir muito poucas calorias em um dia pode alterar significativamente as metas de perda de peso. De acordo com o site de informações de saúde do consumidor, o Net Wellness, se a sua ingestão de calorias cair abaixo de 50% de sua TMR, seu corpo entrará no modo de inanição. Quando isso ocorre, o metabolismo da gordura pára e o metabolismo da massa magra e do tecido muscular começa. De acordo com a nutricionista e escritora Juliette Kellow, à medida que você começa a perder massa muscular, o metabolismo diminui cada vez mais à medida que a massa muscular diminui e diminui a energia para funcionar, e a perda de peso diminui ou diminui. poucas calorias afetam os níveis de açúcar no sangue. Normalmente, o metabolismo faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem à medida que a energia alimentar na forma de glicose entra na corrente sanguínea. A insulina, produzida e secretada pelo pâncreas, ajuda a glicose a entrar nas células e tecidos do corpo, levando o açúcar do sangue de volta aos níveis normais. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, muito poucas calorias causam uma redução nos níveis de açúcar no sangue que podem levar a uma condição chamada hipoglicemia. Os sintomas da hipoglicemia incluem depressão, ansiedade, irritabilidade, tremores e palpitações cardíacas.

Potenciais Consumo contínuo de calorias em um dia pode levar ao desenvolvimento de um distúrbio alimentar chamado anorexia nervosa. De acordo com o Guia de Ajuda, um site de informações sobre saúde sem fins lucrativos, a anorexia nervosa tem o potencial de afetar a produção de hormônios, o equilíbrio de fluidos e todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas da anorexia nervosa podem incluir fadiga, constipação, calafrios, dores de cabeça e tontura. Os sintomas posteriores podem incluir a interrupção dos períodos menstruais nas mulheres, icterícia, alterações na química do cérebro, insuficiência renal ou cardíaca.

Consideração de um

Um eventual retorno ao seu peso pré-dieta é uma consequência típica de consumir muito poucos calorias na tentativa de perder peso. De acordo com a Net Wellness, isso pode dificultar ainda mais as tentativas de perder peso por dois motivos. Primeiro, seu metabolismo é mais lento devido à diminuição da massa muscular e, segundo, o peso que você ganha de volta é a gordura que requer uma alta taxa metabólica para queimar.