casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

O exercício antes do café da manhã queima gordura ou músculo?

Durante o exercício, a energia é fornecida principalmente a partir da quebra de glicogênio e gordura, dependendo da intensidade. Exercícios de baixa intensidade dependem principalmente de gordura, enquanto exercícios de maior intensidade dependem mais do glicogênio. Exercitar-se no estado de jejum pode aumentar a dependência de gordura como fonte de combustível, resultando em maiores taxas de queima de gordura durante o exercício. Exercitar-se antes de um café da manhã e metabolismo da gordura taxa de metabolismo da gordura em comparação com o exercício após uma refeição, como mostrado por um estudo publicado na edição de janeiro de 2011 do "Journal of Applied Physiology". Este estudo também mostrou que o treinamento consistente no estado de jejum aumenta o metabolismo da gordura em intensidades mais altas. O jejum reduz os níveis de insulina, um hormônio que normaliza os níveis de glicose no sangue e inibe a quebra de gordura. Exercitar-se enquanto os níveis de insulina são baixos alivia essa inibição e aumenta a taxa de degradação de gordura das reservas do corpo.

Treinamento repetidamente em estado de jejum também mostrou afetar positivamente a composição corporal. Um estudo publicado na edição de fevereiro de 2012 do "International Journal of Sport Nutrição e Exercício Metabolismo" mostrou reduções no percentual de gordura corporal em homens que treinaram em estado de jejum, sem alterações na gordura corporal no grupo que treinou após as refeições. Enquanto ambos os grupos perderam peso, apenas o grupo que se exercitou no estado de jejum reduziu seu percentual de gordura corporal.

Atualmente, não há evidências que sugiram que o exercício antes do café da manhã no estado em jejum causa uma perda de músculo. Na verdade, o estudo acima do "Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício" mostrou que os homens que praticaram durante o Ramadã mantiveram a massa muscular apesar do ciclismo, corrida e remo durante 40 a 60 minutos três vezes por semana durante o jejum. Assim, um treino antes do pequeno almoço parece ser uma excelente forma de maximizar a queima de gordura, preservando a massa muscular.