Se você teve um transplante renal bem-sucedido, pode achar que agora tem uma liberdade alimentar muito maior. Os tipos de restrições dietéticas exigidas na doença renal em estágio avançado e na diálise costumam ser muito graves, limitando vários tipos de alimentos e até mesmo líquidos. De acordo com o Edinburgh Royal Infirmary Renal Unit, é bastante comum ganhar peso no primeiro ano após um transplante renal. Isso se deve em parte ao levantamento das restrições alimentares e também aos medicamentos esteróides que você pode tomar. Ao se concentrar em uma dieta saudável e equilibrada e se exercitar regularmente, você pode perder seu ganho de peso pós-transplante. Certifique-se de discutir todos os detalhes de um programa de dieta e exercícios com seu médico.
Pesar-se regularmente. A National Kidney Foundation diz que, embora seja esperado algum ganho de peso pós-transplante e, em alguns casos, seja necessário, você deve monitorá-lo de perto. Converse com seu médico sobre um peso saudável para sua altura e tipo de corpo e tente não exceder esse peso. A Fundação Nacional do Rim adverte que, se você for incapaz de controlar seu peso, pode desenvolver a síndrome metabólica, que por sua vez pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Consulte um nutricionista registrado. Com as opções alimentares ilimitadas agora disponíveis para você, pode ser difícil refrear seu novo apetite e fazer boas escolhas. De acordo com a Fundação Nacional do Rim, a orientação de um nutricionista pode ajudá-lo a planejar sua dieta saudável de uma forma que lhe permita desfrutar de alimentos sem ganho excessivo de peso.
Comece um exercício cardiovascular regime. De acordo com a Cleveland Clinic, o exercício regular oferece muitos benefícios aos pacientes transplantados renais, acima e além do controle de peso. Um treino cardio pode melhorar a circulação, fortalecer os ossos, aumentar os níveis de energia e melhorar o tônus muscular. A Cleveland Clinic aconselha a trabalhar gradualmente até um plano de exercícios que consiste de 20 a 30 minutos de exercícios cardiovasculares três a quatro vezes por semana. Sempre converse com seu médico antes de iniciar um plano de exercícios. Limite a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e alimentos ricos em açúcar. A National Kidney Foundation diz que, embora você não precise necessariamente contar calorias, pode escolher alimentos ricos em nutrientes e com baixa densidade calórica para facilitar a perda de peso. Alguns bons alimentos para uma dieta balanceada incluem vegetais e frutas frescas, cereais integrais, proteínas magras, como aves sem pele, laticínios sem gordura e bebidas sem açúcar.
Dica
à frente, se possível. De acordo com a Unidade Renal Edinburgh Royal Infirmary, você deve tentar perder qualquer peso extra antes do transplante, e ter um plano de dieta para as semanas seguintes ao transplante.
Advertências -
Evite alimentos em alta em sal adicionado. De acordo com a National Kidney Foundation, isso ajudará você a manter uma pressão sangüínea saudável. Além disso, isso reduzirá a retenção de líquidos e o inchaço.
, , ] ]