"As mulheres têm necessidades nutricionais especiais ao longo da vida", observa o National Women's Health Information Center. Como parte de um plano geral de alimentação saudável, obter a quantidade certa de calorias e carboidratos pode ajudar as mulheres a manter um peso saudável e reduzir o risco de certas doenças crônicas. As mulheres grávidas também precisam de calorias e carboidratos suficientes para garantir que seus bebês permaneçam saudáveis e felizes no útero.
Calorias adequadas
A quantidade de calorias de que uma mulher precisa por dia depende de sua idade e de sua atividade. "Para a maioria das mulheres adultas, esse número cai em torno de 2000 calorias por dia, de acordo com as Diretrizes Dietéticas para Americanos do governo federal. As mulheres sedentárias precisam de menos calorias por dia, já que elas queimam menos calorias por meio da atividade, enquanto as mulheres ativas devem consumir mais calorias. As mulheres de 19 a 30 anos precisam de cerca de 2.000 a 2.400 calorias por dia, dependendo do nível de atividade. Aqueles que têm entre 31 e 50 anos precisam de cerca de 1.800 a 2.200 calorias por dia. Mulheres com mais de 51 anos precisam de 1.600 a 2.200 calorias por dia.
Porcentagem de carboidratos
Aproximadamente 45 a 65 por cento de suas calorias diárias devem vir de carboidratos. Se você está seguindo uma dieta regular de 2.000 calorias, isso significa que você deve comer cerca de 225 a 325 gramas de carboidratos por dia. Evite carboidratos ruins, que vêm do açúcar adicionado em doces, doces e refrigerantes e, em vez disso, prepare sua dieta com carboidratos complexos saudáveis, como grãos integrais, feijões, frutas e legumes.
Mulheres grávidas
Grávidas as mulheres que comem para dois devem aumentar sua ingestão de calorias, o que significa que o consumo de carboidratos também deve aumentar ligeiramente. O National Women's Health Information Center observa que, embora as necessidades calóricas das mulheres grávidas variem, a maioria das mulheres grávidas precisa de cerca de 300 calorias extras por dia durante os últimos seis meses de gravidez. Comer bem durante a gravidez dá aos bebês em desenvolvimento os nutrientes de que precisam para crescer e prosperar, e privar os bebês de alimentação adequada pode causar sérios problemas. O Centro Nacional de Informações sobre Saúde da Mulher adverte ainda que dietas restritivas e de baixa caloria podem fazer com que corpos de mulheres grávidas produzam substâncias chamadas cetonas, o que pode levar a deficiências mentais em crianças. As dietas com carboidratos podem prometer perda de peso, alguns nutricionistas preocupam-se com os riscos à saúde. A nutricionista clínica JoAnn Hattner, do Centro Médico da Universidade da Califórnia, em San Francisco, diz que altos níveis de gordura e proteína, bem como a falta de fibras em dietas baixas em carboidratos, podem causar sérias complicações. Remover a fibra, diz Hattner, causa desidratação, constipação, fraqueza e náusea. Também é "uma grande pressão sobre os rins", adverte Hattner.
Dietas de baixo teor calórico
Mulheres que diminuem sua ingestão diária de calorias para perder peso ainda devem aderir a certas diretrizes para sua própria segurança. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, as mulheres nunca devem consumir menos de 1.200 calorias por dia, a menos que sob supervisão médica direta. Evite dietas em jejum e acidentes, e em vez disso diminua sensivelmente as calorias e aumente o exercício. Consulte um nutricionista para saber mais sobre alimentação saudável e sobre o uso inteligente de suas calorias diárias.