Correr é uma atividade vigorosa, por isso queima muitas calorias. Se você não compensar as calorias queimadas por comer mais, correr pode ajudar a perder peso. Mas se você comer mais do que o habitual depois de correr, devido a um aumento do apetite, poderá ficar ganhando peso. Você também ganha um pouco de peso com o aumento da massa muscular que você desenvolve quando corre.
Apetite
Atividade aeróbica, como corrida, pode aumentar a fome em algumas pessoas, de acordo com um estudo de 2010 publicado por Derek J Laan e colegas em "Fisiologia Aplicada, Nutrição e Metabolismo". No estudo, um grupo de adultos jovens e saudáveis foi solicitado a participar de exercícios aeróbicos por 35 minutos, enquanto outro grupo permaneceu sedentário, e depois consumiu uma refeição com macarrão. Aqueles que se dedicam à atividade aeróbica comem entre 14% e 18% mais do que os sedentários.
Dieta
Se o seu apetite aumentar após a corrida, o ganho de peso dependerá do quanto você comer. Antes de começar um regime de corrida, calcule quantas calorias você precisará consumir por dia para perder ou manter seu peso. Nos dias que você executar, calcule quantas calorias você queimou e não coma mais calorias do que você queimou. Se um 150-lb. pessoa corre 3 milhas em 30 minutos, ele vai queimar 342 calorias, de acordo com a HealthStatus. Uma porção extra de 2 xícaras de massa no jantar anularia as calorias que ele queimou durante a corrida.
Massagem Muscular
A corrida constrói massa muscular nas pernas para que elas possam tolerar o aumento do trabalho. Se você se sentir dolorido depois de uma corrida, uma pequena quantidade de dano ocorreu em seus músculos. Seu corpo responde a essa lesão construindo músculos. Corridas mais longas são especialmente propensas a ter esse efeito. Os principais músculos trabalhados quando você corre são os músculos do quadríceps, isquiotibiais, sóleo e gastrocnêmio. O ganho de peso devido ao aumento da massa muscular deve ser mínimo e não deve ser motivo de preocupação.
Recomendações
Planeje suas refeições com cuidado. A dieta de um corredor deve ser de pelo menos 50% de carboidratos, mas certifique-se de que sejam grãos integrais. Saiba o que você vai comer depois de uma corrida para evitar o fast food ou o take-out. Prepare sua refeição antes do tempo, já que você ficará cansado após a sua corrida. Tenha um lanche pequeno, rico em carboidratos, como suco e pretzels, uma a duas horas antes de correr. Mantenha-se adequadamente hidratado, mas observe o excesso de calorias em bebidas esportivas.