De acordo com MayoClinic.com, uma taxa saudável de perda de peso é de 1 a 2 libras. uma semana. É possível perder peso mais rápido do que durante as duas primeiras semanas em um plano de dieta, mas seu corpo deve eventualmente se estabilizar, e você não deve perder mais de 2 kg. por semana depois disso. Perda de peso rápida não é apenas perigosa, geralmente é ineficaz. MayoClinic.com aponta que, quando você perde peso rapidamente, é mais provável que volte a usá-lo logo após voltar aos seus hábitos alimentares normais.
O seu corpo tem uma capacidade limitada para queimar gordura. De acordo com MayoClinic.com, as pessoas que perdem mais de 2 libras. por semana, é provável que se perca água ou tecido magro em vez de gordura. Perder músculos é uma má ideia por várias razões. O músculo mantém o corpo magro e em forma. Se você perder músculo rapidamente, mas reter a gordura, provavelmente vai parecer "mole" e não tem definição. Além disso, o músculo mantém seu metabolismo funcionando na velocidade ideal. Quando você reduz drasticamente a sua ingestão de calorias, você perde o músculo e seu metabolismo diminui.
Cálculos biliares
Os cálculos biliares ocorrem mais comumente em pessoas obesas, de acordo com a Rede de Informação de Controle de Peso, ou WIN. Embora a perda de peso ajude a diminuir o risco de desenvolver cálculos biliares, perder peso muito rápido pode aumentar o risco. A rápida perda de peso também pode levar à formação de cálculos biliares silenciosos, que não produzem sintomas óbvios, mas podem ser igualmente sérios e prejudiciais ao seu corpo. Para evitar cálculos biliares, a WIN recomenda não perder mais que 3 libras. por semana.
Falta de energia - para perder peso rapidamente, as chances são de que você precisará fazer uma dieta radical reduzindo drasticamente sua ingestão de calorias. Isso pode levar a sensação de cansaço, fraqueza e lentidão - tanto física quanto mentalmente. Segundo o site médico Epigee, dietas radicais também podem prejudicar sua saúde mental e levar à depressão ou até mesmo ao desenvolvimento de um distúrbio alimentar.