O vício em comida não tem uma entrada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, mas isso não significa que não seja algo com que as pessoas lutam todos os dias. Aqueles que combatem o vício alimentar têm dificuldade em controlar a ingestão de certos alimentos ou alimentos em geral, embora não seja algo que necessariamente leve ao excesso de peso ou à obesidade. Se você luta com o vício em comida, deve procurar ajuda ou apoio profissional; No entanto, existem alguns passos que você pode tomar por conta própria para superar o vício.
Reconhecendo os sinais
Há uma diferença entre ceder aos desejos e lutar contra o vício em comida. De acordo com o Food Addiction Institute, os primeiros estágios da dependência alimentar podem incluir refeições ocasionais, um pouco mais de comida ingerida ou aumento de lanches, além de mentir, isolar ou sentir-se culpado por comida. Estágios moderados de dependência alimentar podem ver a dieta e a perda de peso do yo-yo, acumulando ou mentindo sobre comida e um sentimento de culpa ou vergonha sobre o peso e o consumo de alimentos. Os viciados em alimentos em estágio avançado frequentemente vêem as tentativas de fazer dieta como sem esperança e mentem aos profissionais de saúde sobre seus hábitos alimentares. Eles são muitas vezes obesos ou têm um transtorno alimentar avançado e conseqüências, como diabetes, doenças cardíacas, depressão, ansiedade e pressão alta.
Identificar seus alimentos gatilho
Uma doença alcoólica pode ser desencadeada por um copo de vinho ou cerveja, e um vício alimentar pode ser desencadeado por certas substâncias, também, diz o site Obesity and Food Addiction Summit. Gatilhos comuns incluem carboidratos refinados, adoçantes, gorduras e alimentos processados. Comer esses alimentos pode desencadear uma recaída em hábitos alimentares fora de controle. Determine quais alimentos servem como gatilhos para você e elimine sua casa deles.
Crie um plano alimentar
Em vez de seguir uma dieta, um hábito comum para os viciados em alimentos, crie um plano alimentar para uma dieta saudável. estilo de vida. Para alguns, a diferença pode ser uma questão de semântica, mas o Food Addiction Institute observa que as dietas geralmente dependem da força de vontade, algo que os dependentes de alimentos podem não ter. Food Addicts Anonymous oferece um plano alimentar inicial para o viciado, que elimina o açúcar, farinha, trigo e quantidades excessivas de gordura - todos os possíveis alimentos desencadeantes para dependentes químicos. Não se concentra na redução de calorias, e significa recuperação e uma mudança de estilo de vida.
Encontre Ajuda profissional
Em muitos casos, você precisará de ajuda profissional de um médico ou psiquiatra para tratar a dependência alimentar. De acordo com a especialista em nutrição médica Melina Jampolis, no CNN.com, certos comportamentos podem melhorar através de terapia comportamental cognitiva ou programas de 12 passos. Estes incluem comer quando você não está mais com fome, sentir-se cansado de comer em excesso, lidar com sentimentos negativos de comer em excesso, sintomas de abstinência física ao cortar certos alimentos, comportamento angustiante relacionado à comida e alimentos que atrapalham o funcionamento em sua vida diária. . Você também pode procurar ajuda de grupos de apoio, como Food Addicts Anonymous ou Overeaters Anonymous.