Muito apreciado pelo povo da Polinésia por suas propriedades medicinais de renome, o suco noni tomou o mercado de suplemento nutricional ocidental pela tempestade quando foi introduzido pela primeira vez. Os primeiros estudos científicos indicam que o suco de noni pode de fato possuir algumas propriedades de luta contra o tumor, imunoestimulantes e antioxidantes, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. No entanto, como quase qualquer droga ou suplemento, o suco de noni tem alguns efeitos colaterais que podem torná-lo impróprio para algumas pessoas.
Alto teor de potássio
Um mineral de importância vital, o potássio oferece uma ampla gama de benefícios para sua saúde cotidiana. Ele age como um eletrólito em seu corpo e, como tal, transporta os nutrientes necessários para as células e remove os resíduos. Uma proporção adequada de potássio para sódio em seu corpo reduz drasticamente o risco de acidente vascular cerebral e ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Apesar de todos os atributos positivos do potássio, é possível ter muita coisa boa. O suco de noni contém altos níveis de potássio, assim como outros sucos de frutas, incluindo tomate e suco de laranja. Por causa de seus níveis elevados de potássio, o consumo irrestrito desses sucos pode causar um aumento na pressão sanguínea ou um agravamento dos sintomas em pacientes com doença renal, que são incapazes de excretar potássio normalmente. Um acúmulo insalubre do mineral pode causar irregularidades no ritmo cardíaco ou até mesmo um ataque cardíaco. Um artigo na edição de agosto de 2005 do World Journal of Gastroenterology documentou dois casos isolados em que o suco de noni aparentemente causou dano hepático. Pesquisadores médicos da Universidade Médica da Áustria, em Graz, relataram que o primeiro paciente, um homem de 29 anos com história de hepatite tóxica relacionada a pequenas doses de acetaminofeno, desenvolveu insuficiência hepática subaguda após consumir 1,5 litro de suco de noni durante um período. de três semanas. O paciente foi submetido a um transplante de fígado de emergência, mas desenvolveu uma trombose da artéria hepática que exigiu re-transplante.
No segundo caso, médicos austríacos admitiram uma mulher de 62 anos no hospital em setembro de 2003 com sintomas de vômito e diarréia. . Testes subseqüentes revelaram que ela também sofria de hepatite aguda. A paciente admitiu ter bebido aproximadamente dois litros de suco de noni de abril a julho de 2003. Os exames médicos descartaram outras possíveis causas de toxicidade hepática. Esta paciente recuperou-se por um período de vários meses, relataram os médicos. Esses casos, embora isolados, foram considerados suficientemente significativos para levar os pesquisadores austríacos a alertar os médicos em todos os lugares “para a hepatotoxicidade potencialmente séria” do suco noni.
Noni e Gravidez
Em sua visão geral do suco noni , O site do MD Anderson Cancer Center adverte contra o uso de suco de noni durante a gravidez e amamentação. O centro aponta que o suco de noni foi historicamente utilizado para induzir o aborto, o que obviamente torna problemático o seu uso durante a gravidez. Em uma observação não relacionada, o centro relata que algumas preparações de suco de noni podem conter traços de antraquinona, o que descolora a urina e pode interferir em alguns testes diagnósticos.