Os adultos muitas vezes chegar para lanches durante o dia para ajudá-los a ficar alerta, eo mesmo pode ser dito para as crianças - mas esses lanches só ajudam se escolhas alimentares inteligentes são feitas . Os lanches saudáveis são benéficos - eles despertam o cérebro e proporcionam explosões de energia - e é por isso que os intervalos para lanches costumam ser incorporados ao cronograma da escola. A junk food, por outro lado, só trará uma criança para baixo - física, emocional e mentalmente.
Alimente o cérebro -
Desde que são jovens, dizemos a nossos filhos que é importante comer comida saudável para construir músculos fortes e crescer grande e alto. Mas o que podemos deixar de mencionar são os efeitos que os alimentos saudáveis têm no cérebro. Crianças que comem uma dieta nutritiva são mais alertas na escola e ganham notas melhores do que aquelas que comem mal, de acordo com a dietista clínica Debby Boutwell, RD, CSP. Alimentos saudáveis não devem ser confinados a refeições. Embalar seu filho um lanche em vez de depender das opções muitas vezes insalubres disponíveis em máquinas de venda automática. Misturas de granola, frutas, legumes, grãos integrais e outros alimentos que não precisam ser refrigerados são boas escolhas. E não se esqueça da água - um dos principais sinais de desidratação é a fadiga.
Alerta e Despertar
Certos alimentos ajudam você a se sentir mais alerta e desperto, o que aumenta a concentração. Alimentos saudáveis que contêm açúcares naturais - como pêssegos, morangos, abacaxi e laranjas - estimulam a energia, o que aumenta o estado de alerta. E falando de laranjas, frutas cítricas ajudam a acordar com seus perfumes afiados. Mas mesmo as frutas não-cítricas podem desempenhar um papel no estado de alerta - manter os níveis de açúcar no sangue é ajudado pelo potássio nas bananas, para que o nível de energia de seu filho não aumente com seu lanche e caia quando estiver em sua mesa. Também excelentes são os alimentos que contêm nutrientes que aumentam a energia: as vitaminas do complexo B são encontradas na colina que enche os ovos cozidos; e proteínas, fibras e ácidos graxos ômega-3 são encontrados em grandes quantidades em alguns peixes, nozes e sementes.
Crunch and Munch
Alimentos crocantes nos despertam porque temos que trabalhar mais para consumi-los, e esse crunch satisfatório também envolve os ouvidos. Quanto mais sentidos envolvidos na alimentação, mais provavelmente nos tornaremos mais alertas. Escolha alimentos crocantes que também contenham nutrientes que darão ao corpo um impulso saudável de energia - por exemplo, amêndoas cruas contêm uma boa dose de proteína, e nenhuma outra noz tem uma concentração maior de ômega 3 do que as nozes. Maçãs são lanches crocantes para crianças que são carregados com fibra; palitos de cenoura cheios de vitamina contêm potássio, o que ajuda a controlar picos e colisões de açúcar no sangue; e pimentões vermelhos e amarelos são recheados com seis carotenóides, assim como as vitaminas C e E. Mesmo um pedaço crocante de chocolate amargo - quanto mais escuro, melhor - você pode acordar um pouco. Cacao aumenta a energia e aumenta o foco, de acordo com a nutricionista Kim Stinson-Burt, como relatado no artigo Huffington Post "alimento para a energia:. 16 alimentos que vai te acordar"
Trabalho Isso Jaw
Mascar borracha comida é trabalho - e você não pode fazer isso meio adormecido. Como alimentos crocantes, lanches podem ajudar a criança a se sentir mais alerta simplesmente por causa do esforço necessário para consumir esses alimentos. Barras de granola, que muitas vezes são mantidas juntas com caramelo, são uma escolha em borracha - basta escolher os que são baixos em açúcar. O couro de frutas é outro lanche saudável e chewy, e a fibra na fruta dará ao seu filho um suprimento constante de energia - mas, novamente, escolha uma marca que não tenha adição de açúcar. Os cereais integrais contêm carboidratos complexos, fibras e vitaminas do complexo B que ajudarão seu filho a permanecer alerta, então experimente um bagel pequeno e mastigável coberto com queijo cremoso com baixo teor de gordura para um lanche saudável que manterá o cérebro e o corpo do seu filho fortes. A sonolência excessiva é uma coisa para uma criança estar cansada ocasionalmente ou ter períodos de nebulosidade, mas é outra completamente diferente para uma criança estar excessivamente sonolenta. Se o seu filho nunca parece estar alerta e totalmente acordado - mesmo que ele esteja dormindo bastante - é hora de procurar um médico. O médico poderá descartar ou identificar problemas de saúde que possam estar contribuindo para a sonolência excessiva do seu filho, como a narcolepsia, a apneia do sono ou a síndrome das pernas inquietas.