Você já se viu vindo de um longo dia de trabalho e não quer fazer nada além de comer uma pizza inteira ou acabar com um pacote de batatas fritas mesmo que não esteja com fome? A comida alimenta nossos corpos e mentes, mas às vezes nos voltamos para a comida por mais do que sustento físico. A comida pode ser uma maneira de escapar das emoções estressantes ou preencher um vazio. Algumas pessoas se voltam para a comida quando se sentem insatisfeitas, tristes, solitárias, irritadas ou entediadas.
Comer pode realmente ser uma experiência alegre - se formos conscientes e intencionais com nossa comida. Mas quando nós comemos para aliviar o estresse ou preencher um vazio emocional, muitas vezes não temos sucesso e acabamos nos sentindo culpados pelo que colocamos em nossos corpos.
Leia Mais: Você sabe o quanto de açúcar você está comendo?
Se você é um comedor de estresse, pode ser útil olhar para as emoções subjacentes ao estresse que leva você a comer. Há também algumas dicas que você pode colocar em ação antes, durante e depois de comer para ajudá-lo a descobrir quando você está seguindo o caminho da compulsão alimentar.
Antes de Comer
1. Cultive uma atitude de dando.
Isso é algo que você pode começar a fazer agora. Não pense em termos de privar-se de certos alimentos, pense em dar ao seu corpo alimentos deliciosos e saudáveis para ajudá-lo a florescer.
2. Beba um copo de água.
Às vezes, quando pensamos que estamos com fome, na verdade só estamos com sede. Se você sentir um desejo inesperado de comer (depois de uma refeição, por exemplo), tente beber um copo de água antes de pegar um lanche.
3. Interrompa o padrão.
Se você comer como um reação ao estresse ou emoções, você pode ser pego em um padrão não intencional. Assim que começar a notar essas emoções ou o começo de um desejo, pare o que está fazendo e interrompa o padrão. Vá para fora. Faça alguns saltos.
4. Vá para um passeio.
Se você decidir comer alguma coisa, antes de comer, crie um ambiente que não seja cheio de distrações. Se você é multitarefa ou assiste TV, é fácil não prestar atenção ao que você está colocando em sua boca. Se você for comer, crie um ambiente que lhe permita prestar atenção à sua comida e apreciá-la.
5. Seja gentil.
Não se trata de não comer, é comer com intenção. Ouça seu corpo. Se realmente quer comida, alimente-a e não faça uma análise excessiva. Seja gentil e gentil com você mesmo.
Enquanto você come
1. Use um prato.
Não coma apenas uma sacola ou Tupperware. Mime-se bem e crie um ambiente digno para a sua refeição ou lanche. Fazer um prato ou tigela de comida também ajudará no controle da porção e definirá um ponto final para sua refeição.
2. Faça pausas.
Ponha o garfo em cada poucas mordidas e respire. Reavalie se você ainda está com fome antes de pegar o garfo novamente. Se você ainda não estiver com fome, pare de comer. Lembre-se: esta não é a última vez que você vai comer.
Leia mais: Como desintoxicar seu corpo naturalmente - 3. Mastigar completamente.
Mastigar sua comida completamente antes de engolir irá ajudá-lo a desacelerar. Não coloque outra mordida na boca até engolir a que você tem. Isso também dará ao seu cérebro e estômago tempo para registrar a comida que você comeu e sentir-se satisfeito. 4. Sintonize seus sentidos.
Enquanto você está comendo, preste atenção na maneira como você está comendo. olhares de comida, cheiros, gostos, sua textura e até mesmo o som que faz quando seu garfo raspa contra o prato ou quando seus dentes mordem nele. Seus sentidos são uma ferramenta para permanecer no momento presente e para experimentar plenamente o que você está fazendo.
5. Seja gentil.
Sim, eu sei já disse isso, mas é importante ser gentil com você mesmo enquanto come também. A ideia não é forçar-se agressivamente a seguir estas dicas, mas chamar a atenção para os seus sentidos, para a sua mastigação, para a sua respiração.
Mesmo que você siga estas dicas para um T, você ainda pode achar que você comeu demais ou comeu de uma maneira doentia. Se isso acontecer, a água potável ajuda na digestão e ajuda seu corpo a mover o lixo pelos intestinos.
Seja gentil. (Você está começando a ver um tema?) Ser gentil consigo mesmo neste estágio pode ser a coisa mais importante que você pode fazer. Você pode perceber o que aconteceu. Você pode até se sentir desapontado. Mas então deixe ir. Bater-se só vai piorar. Cuide-se e tente novamente na próxima vez.
Leitores - Você estressa comer? Que tipo de circunstâncias faz você querer comer de forma não saudável? Você tem alguma dica ou truque sobre como evitar o estresse? Deixe um comentário abaixo e deixe-nos saber.
Jennifer Wang é o fundador e CEO da The Tasteful Pantry. Tendo vivido com múltiplas intolerâncias alimentares e experimentado inúmeros petiscos “gratuitos” que tinham gosto de papelão, a missão de Jennifer agora é compartilhar seu amor por comida saudável e vida saudável. Quando não está vasculhando o país à procura de lanches deliciosos, Jennifer gosta de ensinar spinning e meditação (embora não ao mesmo tempo). Conecte-se com Jennifer no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.
, , ] ]