casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Suco de Cranberry e Gravidez

Segundo a American Pregnancy Association (APA), cerca de 6 milhões de mulheres engravidam a cada ano apenas nos Estados Unidos. Saber o que comer e beber desempenha um papel importante para ajudar você a conseguir uma gravidez saudável e um parto seguro. O suco de cranberry - que contém uma boa dose de vitamina C - fornece à maioria das mulheres grávidas uma maneira fácil de se hidratar, minimizando problemas de saúde potencialmente graves.

Suco de cranberry possui certas características que podem ajudar a prevenir bactérias de causar uma infecção do trato urinário (ITU) em mulheres grávidas. De acordo com Phyllis Balch, consultora nutricional certificada e autora de “Prescription for Nutritional Healing”, o suco de cranberry produz ácido hipúrico na urina, o que promove uma atmosfera ácida no trato urinário que desestimula o crescimento de bactérias causadoras de ITU. O suco de cranberry também torna as células que revestem as paredes de sua bexiga mais escorregadias, o que reduz a capacidade das bactérias de aderir a elas.

Time Frame

De acordo com a APA, as mulheres grávidas são mais propensas a sofrer de uma ITU entre as semanas 6 e 24 da gravidez. Durante este tempo, o feto que cresce rapidamente ocupa espaço extra no seu útero. Isso leva a uma pressão extra na bexiga, o que pode impedir que a urina saia da bexiga livremente. A falta de fluxo de urina aumenta suas chances de que as bactérias se multipliquem na bexiga e causem uma ITU. Beber suco de cranberry durante este período da gravidez pode diminuir suas chances de desenvolver uma infecção do trato urinário.

Embora beber suco de cranberry possa combater uma infecção do trato urinário durante a gravidez, não confie nele como único meio de você através de uma UTI durante a gravidez. De acordo com o Dr. Michael Broder, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da UCLA e autor de “The Panic-Free Pregnancy”, mudanças corporais durante a gravidez aumentam a probabilidade de desenvolver uma infecção renal com risco de vida e contrações prematuras como resultado de uma UTI. Depois de notar os sintomas da ITU, você deve marcar uma consulta imediata com seu obstetra ou parteira para um diagnóstico imediato e tratamento com um antibiótico aprovado para uso durante a gravidez. Os sinais de uma infecção do trato urinário incluem dor durante a micção, mau cheiro ou urina tingida de sangue e dor abdominal.

Aviso

Embora possua certos benefícios para a maioria das mulheres que experimentam a gravidez, o suco de cranberry pode aumentar o risco de sofrer de algumas condições de saúde durante a gravidez, nomeadamente cálculos renais à base de cálcio e oxalato. Se você tem uma história familiar ou pessoal de desenvolver pedras nos rins, o National Institutes of Health recomenda que você limite o consumo de suco de cranberry durante a gravidez.

Considerações

Você pode obter o máximo benefício do suco de cranberry durante a gravidez bebendo tudo claro. Não há problema em adicionar um pouco de adoçante, se necessário, como mel ou açúcar, mas você deve evitar misturas de suco, como coquetel de suco de cranberry, que cortam drasticamente a quantidade de suco de cranberry que entra no sistema. O suco de cranberry é geralmente vendido em centros naturais de alimentos saudáveis.