A síndrome dos ovários policísticos, ou PCOS, é uma condição complexa que afeta as mulheres e é caracterizada por um desequilíbrio nos hormônios sexuais. Pode causar ciclos menstruais irregulares, crescimento anormal de pêlos, perda de cabelo e problemas de fertilidade. Ter SOP aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas. Embora não haja uma dieta específica para SOP, certas mudanças na dieta podem melhorar os sintomas e ajudar a controlar a condição.
Importância da Perda de Peso - Cerca de 50% das mulheres com SOP estão acima do peso ou são obesas, de acordo com o estudo. McKinley Health Center. A perda de peso é a primeira abordagem para o gerenciamento de SOP, de acordo com uma revisão de 2004 publicada na revista "Reproductive Biomedicine Online". Perder peso melhora significativamente os problemas hormonais e metabólicos e melhora as taxas de fertilidade em mulheres com SOP. O McKinley Health Center recomenda perder 5 a 10 por cento do seu peso se você estiver com sobrepeso.
Benefícios de melhorar a sensibilidade à insulina
A resistência à insulina é uma característica comum da SOP. Além de regular a glicose no sangue, a insulina regula a função ovariana, tornando-a um foco principal no manejo da SOP, de acordo com a Biomedicina Online de Reprodução. Pesquisadores na Austrália encontraram evidências que apoiam a seguir uma dieta rica em proteínas, controlada por carboidratos, se você tem SOP. Sua revisão de literatura, publicada no "Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics" em 2013, descobriu que a mudança para este tipo de dieta melhora a regularidade menstrual, sensibilidade à insulina, colesterol, humor e qualidade de vida em mulheres com SOP. Planos de Refeição
Quando se trata de dieta, a evidência mais forte até o momento sugere reduzir a ingestão total de calorias para promover a perda de peso e ajustar a ingestão de carboidratos. Diminua a ingestão de carboidratos refinados, como pão branco, massas, bolos e doces, e aumente a ingestão de vegetais ricos em fibras, feijões secos e frutas, recomenda o Centro de Saúde McKinley. Prepare refeições menores e mais frequentes para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, e almeja comer a cada 3 a 4 horas. Limite sua ingestão de sal a menos de 2.400 miligramas por dia e ingerir proteína em cada refeição e lanche para ajudar a estabilizar o efeito dos carboidratos no açúcar no sangue.
Mudanças sustentáveis
Embora a redução drástica de carboidratos pareça ser desnecessário no manejo da SOP, fazer mudanças na dieta que você possa sustentar a longo prazo é crucial. Mesmo uma redução moderada nos carboidratos melhora a sensibilidade à insulina, de acordo com um estudo publicado em 2006 em "Fertility and Sterility". Os autores descobriram que a mudança para uma dieta composta por 43 por cento de carboidratos foi suficiente para reduzir os níveis de insulina em jejum - um sinal de melhora da sensibilidade à insulina - em mulheres com SOP. Uma dieta típica é composta por 56 por cento de carboidratos em média. Se você seguir uma dieta de 2.000 calorias, a diretriz recomendada significa obter cerca de 215 gramas de carboidratos por dia. , , ] ]