Exceto por ser rico em beta-caroteno, variedades rosa e vermelho são semelhantes a outros tipos de grapefruit. Juntamente com os bioflavonóides, a pectina e a vitamina C, a toranja contém furancumarina, uma substância química que afeta o tempo e a absorção de alguns medicamentos ao inibir uma enzima digestiva. Os efeitos parecem ser dose-dependentes; Um copo de suco de grapefruit pode produzir interações medicamentosas, enquanto comer meia toranja não. Você deve consultar um farmacêutico ou médico para perguntas sobre medicamentos específicos, grapefruit e suco de toranja.
Medicações para pressão arterial
Nifedipina e amlodipina são bloqueadores dos canais de cálcio usados para tratar a pressão arterial elevada. Pesquisadores japoneses testaram os efeitos da toranja e do suco de grapefruit em um homem hipertenso de 50 anos que toma esses medicamentos. O indivíduo consumiu uma toranja antes de tomar cada droga, lavando a pílula com 500ml de suco de toranja. As pressões sanguíneas foram medidas durante um período de tempo. Nenhum efeito nos níveis de amlodipina foi detectado; No entanto, as concentrações de nifedipina foram rapidamente aumentadas no sangue, causando uma queda rápida na pressão arterial. Os efeitos foram de curta duração. O consumo de toranja integral não impactou as ações de qualquer medicamento. O estudo foi publicado na edição de janeiro de 2010 da "Clinical and Experimental Hypertension". O suco de toranja pode aumentar a biodisponibilidade de outros bloqueadores dos canais de cálcio, incluindo felodipina e diltiazem.
Benzodiazepínicos
Os benzodiazepínicos, ou tranqüilizantes menores, são classificados como drogas hipnóticas. Em um estudo publicado no "European Journal of Clinical Pharmacology" de março de 2006, dois benzodiazepínicos, triazolam ou quazepam, foram administrados a nove voluntários saudáveis em quatro ensaios separados, com e sem suco de toranja. Níveis sanguíneos das drogas e efeitos físicos foram monitorados. O suco de grapefruit aumentou as concentrações sanguíneas de ambos os medicamentos, com efeitos mais pronunciados para o triazolam. As ações sedativas de ambas as drogas foram semelhantes e não parecem ser reforçadas pelo suco de grapefruit.
Estatinas
Alguns medicamentos para baixar o colesterol podem interagir com o suco de grapefruit. Estudos cruzados randomizados de duas vias com duração de três dias cada em Tóquio compararam a atorvastatina e a pravastatina tomadas com suco de toranja ou água. Os indivuos foram divididos em dois grupos de 10 e administraram sumo de toranja ou ua tr vezes ao dia durante dois dias, seguidos por uma dose ica de 10 mg de medicao e aproximadamente 8 oz. de suco ou água antes do almoço ou jantar. Os resultados, publicados no "British Journal of Clinical Pharmacology" de abril de 2004, mostraram concentrações sangüíneas elevadas de atorvastatina associadas ao suco de uva, enquanto nenhum efeito significativo foi medido quando a pravastatina foi tomada com suco.
Metadona
opióide sintético, a metadona é usada para tratar a dependência de heroína. Para pacientes com dor crônica, a titulação cuidadosa da metadona durante os primeiros dias é necessária para produzir analgesia sem overdose. Pesquisadores na Suíça deram aos pacientes da clínica de toxicodependência água ou sumo de toranja antes e depois de doses de metadona durante cinco dias. Os resultados do estudo, publicados em "Farmacologia e Terapêutica Clínica" em julho de 2004, mediram um aumento modesto nos níveis de pico de metadona e uma diminuição na depuração de medicamentos. Os pacientes não apresentavam sintomas de supermedicação. Pesquisadores pediram cautela, pois efeitos potencialmente mais fortes poderiam ocorrer durante a terapia inicial para o tratamento da dor.
, , ] ]