Toranja é conhecida por interagir com muitos medicamentos. De acordo com MayoClinic.com, grapefruit interage com anti-ansiedade, anti-arritmia, antidepressivo, anti-histamínico e certos medicamentos para pressão arterial. Isso ocorre porque certas enzimas usadas para metabolizar a toranja também agem sobre certos medicamentos, o que resulta em uma maior concentração de medicação na corrente sanguínea. No entanto, a toranja não demonstrou aumentar a concentração do bloqueador do canal de cálcio Norvasc, também conhecido pelo seu nome genérico, a amlodipina, na corrente sanguínea.
Efeito da toranja nas enzimas hepáticas
A toranja é um inibidor do sistema citocromo P450, de acordo com um artigo de 2006 publicado na revista "Clinical Pharmacology and Therapeutics". Especificamente, a toranja inibe as ações da via CYP3A4. Portanto, causará um aumento na concentração de substâncias e drogas metabolizadas por essa via. Portanto, haverá um aumento do efeito dessas drogas sobre o corpo, o que pode exigir uma diminuição na dosagem para evitar efeitos colaterais ou overdose.
Metabolismo Norvasc
De acordo com um estudo de 2000 no "British Journal". Farmacologia Clínica, "Norvasc é metabolizado pelo fígado, especificamente pela via CYP3A4. Como a toranja também é metabolizada por essa via semelhante, teoricamente, seu metabolismo deve ser afetado quando você come grapefruit. No entanto, os pesquisadores não encontraram nenhum efeito sobre o metabolismo de Norvasc com uma porção de suco de grapefruit por dia. Esse achado contrasta com outros medicamentos semelhantes ao Norvasc.
Metabolic Pathways Diferentes
Os pesquisadores ofereceram possíveis explicações para a falta de efeito da toranja sobre o metabolismo do Norvasc. Primeiro, eles afirmaram que a família de enzimas hepáticas CYP3A é composta por genes intimamente relacionados, o que pode explicar por que certos medicamentos metabolizados pelo sistema CYP3A são afetados pelo consumo de suco de toranja, enquanto outros não. Em outras palavras, pode haver outro subgrupo da família CYP3A envolvido no metabolismo de norvasc que o suco de grapefruit não afeta.
Glicoproteína-P
Além de inibir a via CYP3A, o suco de grapefruit também inibe outro fígado molécula de transporte chamada P-glicoproteína. Medicamentos que precisam do transporte da glicoproteína P para dentro das células são aumentados na corrente sanguínea porque a glicoproteína P se torna inativa depois de beber suco de grapefruit. Os pesquisadores afirmam que não há evidências concluindo que a glicoproteína-P está envolvida no metabolismo de Norvasc, o que pode explicar sua falta de efeito sobre a farmacologia de Norvasc.