Muitos de nós estão próximos de alguém que está tentando perder peso por meses, anos ou até décadas. Descobrir como melhor apoiar essa pessoa, se ela é um membro da família ou um amigo, pode ser difícil. Você quer ser encorajador sem permitir maus hábitos. Você também quer ajudar a pessoa a manter seus objetivos sem ser arrogante.
Com as resoluções de perda de peso de Ano Novo em pleno vigor, aqui estão algumas coisas úteis que você pode fazer - e não fazer - para incentivar o excesso de peso. um em sua vida.
1. Aponte sua resposta para a palavra “F”
Às vezes, um ente querido fará comentários sobre seu peso, e você poderá sentir o desejo de dizer algo em troca - exceto você pode não saber o que você deve dizer. Muitas vezes, sua reação instintiva pode ser dizer rapidamente "não, você não é" ou ignorar o comentário, mudando rapidamente de assunto.
"Evite discutir se um ente querido é realmente gordo ou não." Essa é a sua percepção, verdadeira ou falsa ”, diz a terapeuta Karen R. Koenig, M.Ed., LCSW, especializada na psicologia da alimentação. "Pergunte ao seu amado o que ele ou ela está procurando de você ao fazer uma declaração 'Estou gorda' ou expressando infelicidade com o peso."
Em seguida, a conversa pode continuar a partir daí de uma forma mais produtiva que vai realmente beneficiar o seu amigo ou membro da família sem que nenhum dos dois se sinta estranho ou impotente.
2. Valide seus sentimentos |
Quando os entes queridos expressam preocupação com seu peso, especialmente se tentaram e falharam nas dietas em no passado, muitas vezes expressam frustração e desesperança, diz a psicóloga Julie Davelman, de Nova Jersey, especializada em ajudar as pessoas a atingir suas metas de saúde e bem-estar.
Enquanto você pode querer entrar e sugerir soluções , é mais importante fazer com que sua amada se sinta ouvida. "Considere dizer coisas como" Sei que deve ser frustrante pensar em enfrentar seu peso novamente "ou" Vejo como você está chateado por não ter conseguido manter sua dieta ", diz Davelman. "Ter seus sentimentos compreendidos vai ajudá-los a se sentir menos defensivo." Isso acabará por ajudá-los a ver que você realmente quer ajudar.
3. Não seja agressivo |
Profissional de fitness Sarah Ann Kelly, fundadora de MomTrainer.com, observa que pode ser extremamente frustrante assistir a um amigo ou membro da família lutar contra o peso - mas cabe a ele ou ela fazer uma mudança. Dizer que você gostaria de perder peso e tomar as medidas para fazer isso são duas coisas diferentes, e não é o seu lugar para forçar o problema.
Você precisa manter seus comentários sob controle para que você possa evitar parecer crítico. ou mandona. "Nunca diga coisas como 'você deve comer isso?' '" Você não teve o suficiente?' 'Por que você não faz exercício hoje?' E 'Eu pensei que você queria perder peso' ", diz educador de perda de peso e No entanto, bem intencionadas, esses comentários vão apenas afastar as pessoas e até mesmo desencorajá-las a trabalhar em prol de suas metas.
4. Pergunte como você pode oferecer suporte
A melhor maneira de ajudar a incentivar Seu ente querido na jornada da perda de peso é fazer uma pergunta: “O que posso fazer para ser solidário enquanto você considera o que você pode fazer?” diz o psicólogo e terapeuta de distúrbios alimentares Robin Hornstein, Ph.D. p> Em alguns casos, seu amigo ou membro da família pode querer seguir este caminho em direção a um estilo de vida mais saudável sozinho ou com outros na mesma situação ao se juntar a um grupo de perda de peso.Em outros casos, ele pode ter ideias concretas de como você pode oferecer apoio, escutar essas idéias e estar disposto a ajudar os necessitados da maneira que gostariam. ser ajudado, não como você acha que seria melhor ajudá-los.
5. Fornecer o contexto para a mudança
Se a pessoa que quer perder peso é alguém que mora com você, como um irmão , pai ou outro significativo, esta mudança de estilo de vida pode se tornar um assunto doméstico. “Fale sobre as formas pelas quais você, como família, pode alcançar seus objetivos de saúde”, sugere Davelman. “Por exemplo, considere dizer: 'Por minha parte em nosso plano de saúde, assumirei a responsabilidade de comprar as frutas e verduras para que tenhamos sempre opções saudáveis de lanche na casa. Que tarefa você quer? '”Abordar esse processo como parceiros diminuirá o julgamento e ajudará a pessoa a se sentir apoiada.
Ela também aconselha estabelecer metas específicas e gerenciáveis, como cozinhar em casa algumas noites por semana ou ir para uma caminhada de 15 minutos juntos todas as manhãs. "Esse processo lento permite que a pessoa tenha uma experiência positiva com a saúde, em vez de uma negativa e punitiva que poderia ter tido no passado", diz ela.
6. Desencorajar a conversa interna negativa |> De acordo com a consultora de psicologia esportiva e personal trainer Jacqueline Kelly, a coisa mais importante que você pode fazer ao tentar ajudar um ente querido a fazer uma mudança comportamental é reforçar a conversa interna positiva. "Dê-lhes um pensamento concreto para substituir o negativo", diz ela. "Então, quando eles dizem: 'Eu sou gordo' ou 'Eu não posso fazer X' ou 'Eu nunca serei Y', você diz: 'Isso é apenas um pensamento. E aqui está outra: 'Pequenos passos são o suficiente. Você está dando pequenos e importantes passos todos os dias "ou" Você é perfeito como você é e está escolhendo ser mais saudável hoje ".
Kelly explica que, se a pessoa se aproxima de seu objetivo a partir de um lugar de auto-aceitação, as mudanças de comportamento serão mais fáceis de manter. " é uma parte crucial deste processo.
7. Abster-se de oferecer conselhos |
É tentador dar conselhos ou compartilhar o que funcionou para você quando está perdendo peso ou mudando seu estilo de vida, mas esses comentários não serão úteis para o seu ente querido, diz Koenig. “Perceba que a principal razão pela qual damos conselhos ou sugestões aos outros é porque nos sentimos impotentes em ajudá-los”, explica ela. “Aprenda a se sentar com esse desamparo. Melhor ainda, expresse o desamparo ao seu amado. Você pode dizer: "Eu te amo muito e me sinto impotente por não saber como ajudá-lo".
O que você pode fazer em vez de oferecer conselhos, diz Kelly, é um exemplo positivo. "Muitos dos meus clientes de perda de peso ficam extremamente chateados quando os membros da família os 'incentivam' a perder peso, mas eles estão sempre motivados quando vêem as pessoas ao seu redor obtendo resultados", diz ela. “Se você quer inspirar mudanças sem colocar pressão sobre o relacionamento, faça algumas mudanças visíveis em sua vida - algo tão simples como tentar uma nova aula na academia ou colocar suas roupas na noite anterior à corrida”. Celebrar o Progresso
Uma das melhores maneiras de fornecer apoio é ser uma líder de torcida para a pessoa amada. "Incentive qualquer progresso que você perceba", diz Moreno. "Ou, se você perceber que eles tiveram um revés e estão chateados, lembre-os de que não há um caminho direto para o sucesso e que esta é uma mudança de longo prazo, não uma solução rápida."
Comemore os sucessos encontrando indulgências novas e mais saudáveis: vá ver um concerto no parque juntos, tratar-se de alguma terapia de varejo ou optar por "happy hour" em uma barra de suco. Tudo o que você escolhe fazer, o seu entusiasmo e solidariedade irá incentivar o seu amado para continuar.
O que você acha?
Você está perto de alguém que está tentando perder peso? Quais são algumas maneiras de apoiá-las que ressoam? Você tentará alguma das táticas mencionadas acima?
, , ] ]