casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Sobre as causas de sangramento retal durante a menstruação

Pode-se ficar chocado e preocupado quando parece que o sangue está vindo da área retal durante a menstruação também. A primeira vez que isso acontece, talvez possa ser descartado como algo que você não tem certeza de que está acontecendo. A segunda vez que isso ocorre, você pode enviar sua mente para um mar de piores cenários, de uma úlcera estomacal a um câncer ... Não se preocupe com essas coisas! Geralmente há explicações mais simples e lógicas para sangramento retal.

Sangramento Retal

O sangramento retal é conhecido como hematoquezia na terminologia médica. Isso ocorre quando o sangue vermelho passa pelo ânus, sangue que geralmente é a cor que você vê quando pica o dedo. Frequentemente coagula quando sai ou se mistura com as fezes. Embora seja chamado de sangramento retal, o sangramento pode estar vindo de algum lugar diferente da parte do corpo posicionada à direita do ânus. Algumas mulheres estão realmente preocupadas com o fato de que o sangramento retal ocorre ao redor - ou somente dentro - do ciclo menstrual. Outros que experimentam mais freqüentemente percebem que é mais forte durante a menstruação.

Endometriose

A endometriose é frequentemente a causa do sangramento retal. Se, além do sangramento retal, você sentir náusea, inchaço, dor nas costas, cãibras, dores no gás, desconforto ao sentir evacuações ou constipação, você também deve considerar isso com mais vigor. Pode-se ter o problema sem esses sintomas - e deve ser analisado mesmo na ausência deles com sangramento retal -, mas esses são sintomas comuns que também se experimentarão. A endometriose ocorre quando o revestimento uterino ocorre em outros órgãos pélvicos, e o sangramento no reto geralmente indica que isso ocorreu no trato intestinal. Isso está longe de ser a única razão para o sangramento retal em pacientes, mas é algo que muitas mulheres enfrentam.

Outras causas

Às vezes, as hemorróidas causam sangramento retal. Isso é verdade tanto em homens quanto em mulheres, mas as mudanças no corpo da mulher e a consciência durante a menstruação podem fazer com que ela perceba isso naquele momento. A mudança nos hormônios pode afetar muitas coisas dentro do corpo.

Os pólipos do cólon raramente são cancerígenos - mas é importante notar que alguns são. Às vezes isso é a causa do sangramento retal em homens e mulheres, e isso deve ser considerado pelo seu médico. Como é raro, não há necessidade de pensar o pior. Basta consultar o seu médico para ter tranquilidade. O câncer colorretal, afinal, deve ser testado e descartado.

A constipação pode até ser uma causa de sangramento retal. Ao usar o banheiro, às vezes o revestimento anal está rasgado.

O sangramento diverticular pode ser a fonte do problema. Os divertículos são bolsas no intestino grosso. O sangramento causado por esse problema geralmente é indolor, mas pode parecer o pior, com muito sangramento. A intoxicação alimentar de algum tipo é tipicamente o culpado aqui.

Úlcera

Uma úlcera pode às vezes ser diagnosticada e tratada por encontrar sangue nas fezes. Acredita-se que isso seja causado por estresse, mas essa é uma questão discutível na comunidade médica. Entretanto, se você está estressado quando percebe o sintoma, isso deve ser considerado ... e até mesmo se você não estiver. Um úlcera é uma ferida aberta interna no estômago, no intestino delgado superior ou no esôfago.

Aviso: Você deve consultar seu médico se esta experiência ocorrer apenas uma vez. Embora nem sempre seja algo sério, nos casos em que é algo sério, o tratamento rápido pode fazer toda a diferença pela sua ajuda. Seu médico, pelo menos, será capaz de descartar os piores cenários e colocar sua mente em paz.

Tenha em mente que este artigo foi escrito apenas para fins informativos e não substitui o aconselhamento médico. Deve consultar o seu médico ou outro profissional de saúde aos primeiros sinais de um problema.