casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Razões para os períodos menstruais curtos

Desde o primeiro ciclo até o último, muitas mulheres sentem como se seu ciclo menstrual fosse um fardo. O período de uma vez por mês prejudica seu humor, causa retenção de água e pode tornar sua vida miserável. Embora a maioria das mulheres possa passar pela vida sem nunca ter problemas, um ciclo menstrual encurtado pode ser digno de nota, especialmente quando a mulher geralmente tem períodos mais longos.

Cada mulher é diferente em quanto tempo seu ciclo menstrual é e quanto tempo eles têm o seu período. Para a maioria das mulheres, seu período médio dura entre cinco e sete dias. Ciclos normais geralmente caem entre 21 e 45 dias, embora isso possa variar com algumas mulheres, dependendo de seus estilos de vida e tipos de medicação que estão sendo tomadas. As mulheres geralmente iniciam seu ciclo menstrual aos 15 anos de idade e continuam até chegarem à menopausa. Não é incomum para os adolescentes que são ativos no esporte ter atrasado começa o seu ciclo.

Preocupações

Para a maioria das mulheres, um período menstrual menor do que a média não é motivo de preocupação. À medida que as mulheres envelhecem, seus ciclos se regularizam e os dias de sangramento podem encurtar. Não é incomum que as mulheres tenham períodos que duram apenas alguns dias. As mulheres que estão preocupadas com a diminuição do número de dias em seu período menstrual devem consultar seu médico.

Causas

O ciclo e o período menstrual são freqüentemente afetados pelo ambiente e pelo estilo de vida da mulher. Stress do trabalho ou relacionamentos podem causar o sangramento para se tornar mais grave ou parar mais cedo do que o normal. Para algumas mulheres, o aumento do exercício pode levar a um ciclo menstrual mais curto. Uma razão comum que o ciclo de uma mulher pode encurtar é porque outras mulheres moram com ela. Um estudo, realizado em 1971 por Martha McClintock, da Universidade de Chicago, determinou que as mulheres que moram juntas costumam ter os mesmos ciclos ou outras similares. É comum entre colegas de faculdade e até parentes do sexo feminino estarem no mesmo ciclo. Isso veio a ser chamado de "o efeito McClintock". Mover-se para uma nova situação também pode fazer com que o número de dias diminua. Em casos graves de anorexia e bulimia, os períodos podem cessar completamente ou ficar muito curtos quando a mulher perde peso.

Desequilíbrio hormonal

Uma das causas mais comuns de cessação, falta ou alongamento no período menstrual é desequilíbrios hormonais. Mulheres com desequilíbrios hormonais podem necessitar de injeções de estrogênio ou medicação para recuperar o ciclo. As mulheres que experimentam uma condição conhecida como síndrome do ovário policístico (SOP) podem ser colocadas em medicamentos como o glufófago para regular seus períodos. Outras mulheres podem ser prescritas pílulas anticoncepcionais para ajudar a regular a freqüência ea duração de sua menstruação.

Para a maioria das mulheres, um período menstrual encurtado é algo que eles gostam em vez de se preocupar. No entanto, para outros, pode ser um sinal de algo sério. Ciclos menstruais encurtados podem ser motivo de preocupação se continuarem por vários meses. Quando se trata de saúde reprodutiva, o melhor conselho que uma mulher pode receber é de sua ginecologista, que tem ferramentas à sua disposição para diagnosticar e tratar doenças graves. É recomendado que todas as mulheres, especialmente aquelas que são sexualmente ativas, tenham um exame anual de papanicolau para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de infecção.