Os grupos de trabalho social são grupos terapêuticos com dois ou mais pacientes, facilitados por um terapeuta licenciado com um mestrado em serviço social. Alguns programas, por exemplo, programas de abuso de substâncias, permitem que aqueles com um diploma de bacharel como facilitador ou terapeuta. Um grupo de trabalho social cria um ambiente de proteção no qual os indivíduos que enfrentam alguns dos mesmos problemas podem ter suas necessidades abordadas em um ambiente de grupo.
Grupos de suporte
Grupos de suporte ajudam pessoas que estão lidando com uma situação ou condição em suas vidas - por exemplo, divórcio, depressão, câncer ou outras doenças. Grupos de apoio ensinam aos pacientes técnicas de enfrentamento, oferecendo apoio e compreensão emocional. Os terapeutas usam técnicas de ligação para conectar os pacientes uns aos outros e formar redes de apoio, além de técnicas de empatia para estabelecer um clima de grupo que seja favorável e compreensivo. Os pacientes freqüentam grupos de apoio por períodos prolongados, trabalham com questões individuais e aprendem novos mecanismos de enfrentamento.
Grupos Educacionais
Grupos educacionais são projetados para ensinar pacientes sobre uma condição ou situação - por exemplo, drogas para adolescentes consciência, diabetes ou recuperação do ataque cardíaco. Grupos educacionais dão aos pacientes a oportunidade de aprender sobre uma condição, fazer perguntas, discutir medos ou preocupações e /ou melhorar ou lidar com uma condição. Os terapeutas incentivam os pacientes a fazer perguntas e a estabelecer um ambiente favorável e sem julgamento que seja mutuamente benéfico para todos os participantes.
Grupos de crescimento
A base de um grupo de crescimento é uma área de preocupação pessoal na qual os indivíduos desejam se tornar mais proficiente: por exemplo, comunicação interpessoal, treinamento de sensibilidade ou motivação. Os pacientes praticam novas habilidades ou aprendem novas técnicas sociais. Os grupos de crescimento oferecem apoio emocional e psicológico ao mesmo tempo em que fornecem informações e instruções sobre como mudar hábitos antigos e aprender novos. Grupos de terapia facilitam a recuperação ou reabilitação depois que os clientes sofrem trauma ou lesão, ou podem ser usado para ajudar pessoas que sofreram uma mudança repentina em suas circunstâncias de vida. Um cliente pode ter sido vítima de um crime violento, ter sofrido uma doença grave ou ter sofrido algum outro evento traumático. Um terapeuta muitas vezes pede aos clientes que falem em rodadas sobre suas experiências, o que garante que todos contribuam, e incentiva todos a ouvir e demonstrar empatia. Os clientes aprendem métodos de enfrentamento para lidar com um evento doloroso ou assustador. Pessoas que estão passando por uma transição de vida, como um divórcio, morte de um cônjuge ou "síndrome do ninho vazio", também podem se beneficiar da participação em terapia de grupo.
, , ] ]