É importante ter cuidado ao escolher e usar sua medicação para tireoide. Se você tomar uma dose muito alta - ou muito baixa - poderá sentir efeitos colaterais indesejados. Os efeitos colaterais da medicação da tireoide podem variar de levemente desconfortáveis a graves, por isso é importante entender quais são os efeitos colaterais da medicação da tireóide e o que fazer se os tiver.
Identificação
Identificar os efeitos colaterais da tireóide medicação depende do tipo de medicação que você está tomando. O hipertireoidismo requer uma medicação inibidora da tireoide, enquanto o hipotireoidismo requer a administração de um hormônio de reposição da tireóide.
Alguns possíveis efeitos colaterais da medicação da tireoide são:
Batimentos cardíacos rápidos Palpitações cardíacas Falta de ar Tonturas Ganho ou perda de peso Perda de cabelo Mudanças de temperatura, como sensação de frio ou calor quando você normalmente não o faz.
Prevenção /Solução
Se você estiver tomando um medicamento inibidor de tireoide, tendo efeitos colaterais como palpitações cardíacas falta de ar, sensação de calor ou tontura podem significar que sua medicação está muito baixa. Seu hormônio tireoidiano não está sendo suprimido o suficiente. Por outro lado, se você está sentindo frio nas mãos e pés, perda de cabelo ou ganho de peso, você pode estar tomando uma dose muito alta. Sua tireoide está sendo suprimida demais.
Se você está tomando um hormônio de reposição da tireóide, o oposto é verdadeiro. Ter efeitos colaterais como palpitações cardíacas, falta de ar, sensação de calor ou tontura pode significar que sua medicação é muito alta. Você está recebendo muito hormônio da tireóide. Por outro lado, se você está sentindo frio nas mãos e pés, perda de cabelo ou ganho de peso, você pode não estar recebendo hormônio da tireóide suficiente.
Considerações
Se você suspeitar que você está tendo efeitos colaterais, consulte seu médico imediatamente. O hormônio da tireoide tem efeitos diretos sobre as funções do seu coração, cérebro e órgão, portanto, certificar-se de que sua tireoide esteja funcionando corretamente é de suma importância. Uma glândula tireóide desequilibrada pode levar a um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca se não for tratada. Percepção do especialista: Faça seu exame de sangue pelo menos a cada seis meses para verificar seus níveis de TSH, ou hormônio estimulante da tireoide. De acordo com a Clínica Mayo, ter um teste de TSH irá dizer-lhe como funciona a sua tireóide. Se o seu médico não verificar os seus níveis de TSH, deve considerar a possibilidade de mudar de médico.